22/03/2010 16h41

O evento é promovido pela Comissão Águas de Sorocaba em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O Dia Mundial da Água, juntamente com a Bacia do Rio Pirajibu, foi comemorado no domingo (21), num evento promovido pela Aeber (Associação dos Empreendedores do Bairro do Éden), na Avenida Independência, no Éden, reunindo moradores, empresários e a comunidade em geral. O evento também teve o objetivo de mobilizar a comunidade para participar do Seminário sobre o Rio Pirajibu, que será realizado na Câmara Municipal de Sorocaba, na quarta-feira (24), das 9 às 13 horas.

O seminário terá a palestra “Caracterização do Rio Pirajibu”, ministrada por Andréa Françoise, engenheira de saneamento do Saae e mestre em engenharia pela USP, e Sétimo Marangon, técnico da Cetesb e mestre em manejo e conservação pela Unesp. Também haverá a palestra “Diagnóstico do Rio Sorocaba”, com o engenheiro Mário de Lavigne e os ambientalistas José Bernardo, presidente da Aeber, e Cláudio Robles, da Associação Amigos do Bairro do 25.

Conscientização ambiental — O encontro realizado na Avenida Independência, no Éden, teve início com uma dupla de repentistas, fazendo versos de improviso sobre o evento e a conscientização ambiental, além das palavras dos vereadores João Donizeti (PSDB) e Izídio de Brito (PT), membros da Comissão Águas de Sorocaba, e dos ambientalistas Cláudio Robles e José Bernardo, que fizeram uma explanação sobre a atual situação do meio ambiente e os problemas de poluição do Rio Pirajibu, afluente do Rio Sorocaba.

O encontro terminou com um grande abraço ao Rio Pirajibu. Dezenas de pessoas deram as mãos em cima da ponte da Avenida Independência, onde o rio corta o bairro do Éden, e jogaram pétalas de rosas nas águas do rio. Segundo o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), presidente da Comissão Águas de Sorocaba, os trabalhos da referida comissão entram em nova fase: “Após estreitamos laços com a comunidade científica e com a sociedade civil organizada, fizemos uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que viabilizou a realização do seminário”.

Programado para se encerrar com uma mesa-redonda, em que técnicos, ambientalistas e comunidade vão levantar diversas propostas para o problema da poluição da Bacia do Pirajibu, o seminário integra as comemorações da Semana do Rio Sorocaba e do Dia Mundial de Sorocaba. O evento está aberto à participação de toda a comunidade e a entrada é franca. Além disso, o seminário será transmitido pela TV Legislativa (Canal 6 da NET), que pode ser sintonizado no site da Câmara Municipal (www.camarasorocaba.sp.gov.br).