23/03/2010 13h06

Audiência pública de iniciativa do vereador Helio Godoy (PSDB) contou com intensa participação de moradores

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na de segunda-feira (22) uma audiência pública proposta pelo vereador Helio Godoy (PSDB) para discutir a questão das rodovias em Sorocaba e a construção das marginais na Rodovia Raposo Tavares. Participaram da reunião o diretor da Urbes, Renato Gianolla, e os representantes da concessionária Via Oeste, Sergio Dias Ribeiro e Eduardo Camargo, vereadores, moradores dos bairros João Romão, Sabiá, Zacarias entre outros.

Os representantes da ViaOeste foram questionados pelos vereadores e líderes de bairros sobre o impacto das obras como necessidade de implantação de viadutos, acesso aos bairros, melhorias como sinalização, iluminação e implantação de alça de acesso aos bairros como é o caso do Jardim Novo Mundo e Jardim Capitão. Segundo Camargo, a ViaOeste está discutindo com a Prefeitura os acessos às marginais, e Gianolla  falou sobre um convênio para que as marginais sejam administradas pelo município.

O vereador Hélio Godoy falou sobre a importância de um canal de comunicação entre a concessionária e a Câmara Municipal e também sobre apresentação de um cronograma das obras e do contrato de concessão assinado em 1999 para acompanhamento da construção das marginais. “Queremos toda documentação para acompanhar de perto a execução das obras e poder encaminhar à ViaOeste e a Prefeitura os pedidos da população, principalmente das comunidades afetadas como dos bairros Jardim Capitão, João Romão, Zacarias, Colorau e Vila Sabiá”, disse Godoy.

Obras em andamento — Camargo informou que parte das obras está em andamento e que a próxima etapa depende de licenças ambientais. Segundo o representante da ViaOeste, o prazo final para a entrega é dezembro de 2011. Em relação à Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), o representante da ViaOeste reafirmou que os 15 quilômetros da Rodovia no trecho Sorocaba–Itu serão recapeadas a partir do mês de maio. O vereador Hélio Godoy já havia anunciado a boa notícia na semana passada quando participou de reunião na sede da ViaOeste.

Moradores dos bairros João Romão, Sabiá e Zacarias reivindicaram a construção de um viaduto na Rodovia Raposo Tavares, na altura do Km 97. “Temos que andar seis quilômetros para ir ao mercado, à escola no Barcelona. Se deixarmos passar a oportunidade de hoje de construir um viaduto lá, nunca mais será feito”, disse o vice-presidente da associação de moradores, Wanderley Diogo. Segundo ele, são mais de 10 mil moradores nos três bairros, que se sentem isolados. Renato Gianolla afirmou que o pedido será discutido na próxima reunião com o Executivo e com a ViaOeste.

“A gente cumpre as determinações da Artesp (Agência dos Transportes do Estado de São Paulo), então temos que esperar o sinal verde do governo do Estado para executar novas reivindicações”, disse Eduardo Camargo, da ViaOeste. Ainda segundo Camargo, no trecho urbano da Rodovia Raposo Tavares será investido um total de R$ 45 milhões até 2011. Outras questões relativas ao trânsito, ao transporte público e a construções de viadutos foram levantadas pelos munícipes e pelos vereadores presentes.

(Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy/PSDB)