29/03/2010 09h13

Regente da Orquestra de Câmara Paulista parabenizou o Legislativo sorocabano pelo apoio à Orquestra Sinfônica de Sorocaba

A Câmara Municipal teve seu momento solo no último concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, que aconteceu na noite de domingo (28). Ao reger a orquestra sorocabana como regente convidado, o maestro Branco Bernardes (foto) parabenizou a Câmara Municipal por aprovar as verbas que sustentam a instituição. “Agradeçam aos vereadores e digam a eles que o dinheiro está sendo bem investido”, afirmou o regente, que é diretor artístico e fundador da Orquestra de Câmara Paulista, uma associação sem fins lucrativos que teve origem na Universidade Livre de Música da Secretaria Estadual de Cultura.

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba é mantida pela Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), em convênio com a Prefeitura, mediante repasses de recursos aprovados pelo Legislativo. No início de fevereiro, o novo presidente da Fundec, Geraldo Ricci, visitou o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS), quando agradeceu a aprovação do projeto de lei do Executivo que aumentou os subsídios repassados à fundação. Geraldo Ricci ressaltou, então, que o apoio dos vereadores é fundamental para que a Fundec continue investindo na cultura do município.

Casa lotada — A Orquestra Sinfônica de Sorocaba realiza dois concertos mensais com um mesmo programa, que é apresentado na última quinta-feira do mês e reprisado no domingo subseqüente. Acompanhada pela soprano Adriana Bernardes e sob a regência de Branco Bernardes, a orquestra apresentou neste mês de março um programa em homenagens às mulheres, com peças de Haydn, Rossini, Bellini, Bizet, Puccini e Gershwin. Intensamente aplaudido pelo público que lotou o teatro, Branco Bernardes levou a platéia a participar com entusiasmo do concerto, pontuando com palmas toda a execução do célebre cancã da opereta Orfeu no Inferno, de Offenbach, uma das peças tocadas como bis.

Com o objetivo de favorecer o intercâmbio musical e a formação de público, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (que lançou recentemente seu DVD, já veiculado pela TV Câmara) vem-se apresentando com maestros e solistas convidados, oriundos de conceituadas orquestras do Estado. A Orquestra de Câmara Paulista, por exemplo, sob a direção artística de Branco Bernardes, vem se dedicando ao resgate da música erudita brasileira e já gravou dois CDs: Curumim, com músicas de Camargo Guarnieri dedicadas às crianças, e Sarau, que traz peças raras de compositores brasileiros como José Maurício Nunes Garcia, Carlos Gomes e Alberto Nepomuceno.