31/03/2010 13h26

O evento, organizado pelo vereador Izídio de Brito (PT), terá a participação do economista Marcio Pochmann

A Câmara Municipal de Sorocaba vai sediar, na segunda-feira (5), a partir das 9h30, o Seminário Desenvolvimento Regional e Inclusão Social, com a participação do economista Marcio Pochmann, doutor em economia e livre-docente da Unicamp, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e autor de vários livros, entre eles, Desenvolvimento e Perspectivas Novas para o Brasil, que acaba de ser publicado pela Editora Cortez, e O Emprego no Desenvolvimento da Nação. O objetivo do seminário, segundo o vereador, “é promover uma reflexão de como a região de Sorocaba pode ter um desenvolvimento econômico que beneficie a toda população da cidade”.

Para Izídio de Brito, o Brasil tem perspectiva de crescimento econômico, com geração de emprego e renda, o que segundo ele, vale também para Sorocaba: “Ao contrário de duas décadas atrás, quando apenas era possível lutarmos contra perdas da classe trabalhadora, agora é possível pensar como essa ampliação de investimentos pode beneficiar o conjunto dos municípios e população”.

O vereador petista salienta que um ponto importante é a qualificação de trabalhadores para as oportunidades de trabalho que estão sendo geradas e lembra que, em fevereiro deste ano, promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a qualificação profissional no município. O evento contou com a participação de Iara Bernardi (representante do MEC no Estado de São Paulo), do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) e do secretário municipal de Relações do Trabalho, Luiz Alberto Firmino, que, na ocasião, apresentaram os programas do governo federal disponíveis para o município nessa área.

Avanço tecnológico — “O desenvolvimento também deve privilegiar o avanço e difusão de novas tecnologias. As grandes empresas contam com departamentos e recursos para promover inovações nos processos produtivos e de organização do processo de trabalho. Mas, para que esses avanços não fiquem restritos às grandes empresas, é necessário criar uma ampla rede de produção e difusão de conhecimento, envolvendo escolas técnicas, universidades, sistema “S”, associações empresariais, sindicatos e ONGs”, argumenta Izídio de Brito.

Na avaliação do vereador, o desenvolvimento deve ser pensado como melhoria da qualidade de vida de toda a população, com ações concretas que promovem a geração de renda e garantam a sustentabilidade ambiental. “A coleta seletiva do lixo e o aproveitamento dos resíduos sólidos por parte das cooperativas de catadores é essencial. Foi com esse propósito que formulamos o projeto de lei que implementa a coleta seletiva solidária no município”, exemplifica Izídio de Brito.

Ele também é autor de projeto de lei que municipaliza o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e as políticas de qualificação profissional, visando a geração de emprego e renda. Ao convidar a população para participar do seminário, Izídio de Brito é taxativo: “Pensar o desenvolvimento da nossa região, com Sorocaba assumindo seu papel de liderança, pode e deve ser de forma democrática, com a participação de toda sociedade. Pois é no local, no município, que as pessoas interagem e conhecem seus problemas e suas potencialidades”.

O seminário contará com a participação de prefeituras e entidades de toda a região e será aberto ao público. Os interessados também poderão acompanhar o evento ao vivo pela TV Legislativa e pelo site da Câmara Municipal de Sorocaba.

(Com Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)