05/04/2010 14h42

A Câmara Municipal de Sorocaba sediou na manhã desta segunda-feira (5) o Seminário Desenvolvimento Regional e Inclusão Social proposto pelo vereador Izídio de Brito (PT) para iniciar o debate acerca do tema.

Os trabalhos começaram com a palestra do economista Marcio Pochmann, doutor em economia e livre-docente da Unicamp, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e autor de vários livros.

Participaram do evento o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, a secretária de Cidadania, Maria José de Almeida Lima, representando o prefeito Vitor Lippi (PSDB), e o vereador Rozendo Oliveira (PV), além de representantes de sindicatos, prefeituras e entidades da região.

O seminário foi o primeiro passo para a discussão do tema. Ao fim do evento os participantes se inscreveram em grupos. No próximo dia 13, às 10h, será realizada nova reunião na sede do Sindicato dos Metalúrgicos para coordenar o andamento do trabalho.

Izídio criticou a falta de representatividade de empresários no seminário e cobrou maior participação de prefeituras e de sindicatos. “A criação de grupos, com apoio do sindicato, deve agregar a participação de todos os atores sociais para pensar o desenvolvimento regional em curto, médio e longo prazo”, disse.

O palestrante falou da recuperação da discussão do tema desenvolvimento, sobre a redução da pobreza e principalmente a necessidade de planejamento nos próximos anos para atender a nova realidade social e demográfica do país e adequar as políticas públicas.

Pochmann abordou temas como o trabalho imaterial e a sociedade do conhecimento. “Novas tecnologias de informação fazem com que o trabalhador esteja conectado ao trabalho 24h por dia”.

Destacou ainda a importância de cidades médias para a economia do país. “O que está fazendo o Brasil diferente é o crescimento descentralizado. Não serão mais as capitais a puxar o crescimento, é algo novo no cenário para o desenvolvimento brasileiro”, afirmou Marcio Pochmann.