06/04/2010 16h31

Presidida pelo vereador Francisco França (PT), CPI está ouvindo diretores da Urbes e o próximo a ser ouvido é o presidente da autarquia

A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Transportes ouviu, na tarde de terça-feira (6), mais um membro da diretoria da Urbes. Dessa vez foi ouvida Lucia Graziosi, diretora jurídica da empresa. Questionada pelo presidente da CPI dos Transportes, vereador Francisco França (PT), a diretora reafirmou que a intervenção na empresa TCS se deu como forma de garantir a manutenção do serviço de transporte no município.

O vereador José Crespo (DEM) quis saber que motivos deram causas ao risco de paralisação do serviço, mas Lúcia Graziosi afirmou não saber precisar em quais páginas do relatório de quase 500 páginas sobre a intervenção constavam essas informações. Crespo observou que, no depoimento do presidente da Urbes, Renato Gianolla, esse dados serão cobrados novamente.

O vereador do DEM também quis saber se a quitação das dívidas trabalhistas da TCS (e não de outras dívidas) foi uma exigência do sindicato dos trabalhadores do sistema para voltar ao trabalho. Lucia Graziosi respondeu que, no acordo feito com o sindicato, havia esse compromisso. Também indagada por José Crespo se a Urbes e não a Prefeitura é que tinha de gerenciar o fundo de transportes, a diretora observou que o gerenciamento é feito pela Urbes e apenas a contabilização é feita pela Prefeitura.

Crespo também questionou o fato de haver sócios comuns em empresas que operaram o sistema, o que, segundo ele, configuraria monopólio, o que é proibido, de acordo com a legislação. Lucia Graziosi observou que monopólio não é ter proprietário em comum, mas a mesma empresa operar em dois lotes de serviço. Crespo observou que esse entendimento é controverso e merece ser dirimido por uma consultoria jurídica.

O vereador Izídio de Brito (PT) assumiu o final dos trabalhos da oitiva com a diretora Lúcia Graziosi e o relator da CPI dos Transportes, vereador Carlos Cezar (PSC), anunciou a data da última oitiva com os diretors da Urbes. Será na sexta-feira (9), às 9 horas, quando será ouvido o presidente da Urbes, Renato Gianolla. Segundo Francisco França, a decisão de ouvi-lo pela manhã se deve ao fato de que sua oitiva vai exigir mais tempo.

Além de Lucia Graziosi, já foram ouvidos os diretores da Urbes Celso Bersi (diretor de Transportes), Roberto Bataglini (diretor de Trânsito) e Gilvana Bianchini (diretora Financeira). A CPI dos Transportes é formada pelos vereadores Carlos Cezar (PSC), José Caldini Crespo (DEM), Francisco Moko Yabiku (PSDB), Izídio de Brito Correia (PT), Antônio Carlos Silvano (PMDB) e Luis Santos (PMN).