13/04/2010 09h11

O atendimento à criança e ao adolescente dependente de drogas foi tema de audiência pública realizada ontem, segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Luis Santos (PMN), com expressiva participação de autoridades e entidades ligadas ao combate às drogas.

Participaram do evento o promotor de justiça da Vara da Infância e da Juventude, Antônio Domingues Farto Neto; a secretária da Juventude, Edith Maria Garboggini  Di Giorgi; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo Mortari; Daniel Fresnot, fundador e presidente das Casas Taiguara na Capital; a presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e também a representante do secretario de saúde, Maria Clara Suarez;   representando o diretor  técnico do Departamento de Saúde, Sueli Cardia G. Lopes, e demais autoridades e entidades além da sociedade civil.

A audiência pública aprofundou  a discussão sobre o espaço de atendimento para crianças e adolescentes que se tornaram dependentes químicos. “Uma idéia é que o município crie um espaço próprio de atendimento para essas faixas etárias. Outra, é que crie uma rede de apoio à reinserção social que interligue todos os recursos do meio para esse fim”, explica o vereador.

Segundo o promotor Antônio Farto Neto, é preciso uma maior participação do poder público na providência de estruturas de atendimento adequadas, por exemplo, para o Conselho Tutelar; a necessidade de maior fiscalização na realização de eventos em locais públicos e  um maior investimento orçamentário no segmento criança no que ele  intitulou “Orçamento Criança”.

A secretária da Juventude, Edith Di Giorgi, apresentou os procedimentos já realizados na busca da implantação de uma política pública de prevenção ao uso de drogas para o segmento. Afirmou, ainda, que na próxima quarta-feira, 14, apresentará ao Prefeito proposta nesse sentido e que até o final de 2010 ela estará implantada no município. “Ficarei atento quanto ao cumprimento dessa promessa” afirma Luis Santos.

Daniel Fresnot,  fundador das “Casas Taiguara”, que acolhe dia e noite crianças de rua na Capital,  falou que a audiência foi positiva  para a construção de uma política pública adequada para a cidade de Sorocaba. Ressaltou ainda a importância não só do atendimento  ambulatorial, mas, também da necessidade muitas vezes de internação em uma comunidade terapêutica. Após o tratamento destacou a importância de uma republica que possibilite a reinserção do jovem no mercado de trabalho e estudo.

Como resultado prático da audiência, serão relacionadas todas as sugestões e propostas levantadas no encontro as quais serão distribuídas a quem de interesse e a Secretaria da Juventude, como contribuição na construção da proposta dessa secretaria a ser apresentada ao Executivo Municipal .

O vereador destacou a necessidade de uma espiritualidade sadia que reforça os princípios e valores e protege a criança e do adolescente do efeito maléfico das drogas.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Luis Santos)