14/04/2010 12h06

O professor, apresentador e escritor Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação de São Paulo, vai receber no dia 11 de junho, na Câmara Municipal, o título de Cidadão Sorocabano. A proposta foi apresentada pelo vereador Anselmo Neto (PP). Atualmente Chalita é vereador na cidade São Paulo e pré-candidato ao Senado pelo (PSB).

O vereador Anselmo Neto justifica a indicação devido à presença de Chalita diversas vezes em Sorocaba, proferindo palestras e participando de lançamento de livros. Recentemente, no final de 2009, apresentou ao vivo para todo o Brasil, direto do Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, o programa “Papo Aberto”, pela TV Canção Nova, onde entrevistou o prefeito Vítor Lippi (PSDB) destacando o desenvolvimento da cidade e a sua qualidade vida.

Nascido em Cachoeira Paulista – SP, Gabriel Chalita é Doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica; Mestre em Direito e em Ciências Sociais; graduado em Direito e em Filosofia. Toda a sua trajetória é dedicada à causa da educação. Na administração da educação pública, sempre se considerou responsável pela busca de iniciativas que permitissem a construção de soluções permanentes. Dentre outras ações, instituiu o Programa  Escola da Família, um conceito de envolvimento familiar e comunitário nas escolas estaduais, mantidas abertas aos finais de semana com atividades de recreação, saúde, esporte, arte e geração de renda.

Entre títulos e condecorações recebidas, destacam-se: Prêmio "Personalidade do Ano 2005 - Educação", conferido pela Revista Isto É Gente; Troféu Raça Negra 2005; Prêmio Educação "Visconde de Porto Seguro" 2004; e Prêmio "Fernando de Azevedo" - Educador do Ano 2004, outorgado pela Academia Brasileira de Educação.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Anselmo Neto – PP)