15/04/2010 15h27

Marina Silva (PV) ressaltou a importância do Legislativo, lembrando que seu aprendizado político começou como vereadora

A senadora Marina Silva, do Partido Verde do Acre, visitou a Câmara Municipal na manhã dessa quinta-feira (15). Recebida pelo presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS), e pela bancada do PV na Casa (vereadores Rozendo de Oliveira e Geraldo Reis), a senadora também esteve acompanhada por outros membros do PV: o presidente nacional do partido, José Luiz de França Penna; o presidente do PV em Sorocaba, Jessé Loures; o deputado estadual Edson Giriboni (PV) e o prefeito de Itu, Herculano Júnior.

Após conceder entrevista coletiva à imprensa, Marina Silva participou da sessão a convite de Marinho Marte, que ressaltou sua “figura humana e humanitária do mais alto nível”, enfatizando ser uma honra para a Câmara Municipal recebê-la. O vereador Rozendo de Oliveira usou a tribuna para saudar a colega de partido e, em seguida, a senadora fez uso da palavra.

Marina Silva ressaltou a importância do parlamento municipal e lembrou que foi vereadora durante dois anos, antes de se eleger deputada estadual e senadora pelo Acre. “Foi na Câmara Municipal que aprendi os rudimentos da política institucional, me colocando a serviço da comunidade”, salientou a parlamentar.

Segundo a senadora, os políticos nacionais e até estaduais correm o risco de viver numa “realidade reportada”, protegidos pelas pessoas de seu entorno e distantes da “realidade real”, perdendo a capacidade de compreender a verdadeira dimensão dos problemas. “Isso não costuma ocorrer nas Câmaras Municipais. O prefeito e, principalmente, os vereadores, estão em contato direto com a comunidade. Eu, que já fui vereadora, faço questão de vivenciar essa realidade real e não a realidade reportada”, disse.

Debate e embate — Pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva defendeu que, nas eleições deste ano, não haja “embate” entre os candidatos, mas “debate”, acompanhado do “diálogo com a sociedade”. Segundo ela, o embate visa desqualificar o adversário, enquanto o papel do debate é construir. “Eu me disponho a debater com os meus companheiros de disputa e a dialogar sempre com a sociedade”, afirmou.

A senadora afirmou que os candidatos não devem ficar brigando pelo passado: “O Brasil é maior do que os nossos passados. Precisamos olhar para frente”. Marina Silva defendeu políticas estruturantes para o país e uma melhor utilização dos recursos públicos. Também falou de sua aposta no conhecimento, na moradia, na educação, na estrutura logística, na energia, “mas sempre protegendo os recursos naturais”, como fez questão de enfatizar.

Por fim, a parlamentar elogiou o esforço do município no sentido de despoluir o Rio Sorocaba, que voltou a ter peixe, e deixou claro que a preservação ambiental é uma questão de sobrevivência: “A natureza, se não for cuidada, morre. Mas também mata. Está matando no Rio e matou em São Paulo”.

Ao final de sua fala, Marina Silva foi homenageada pela bancada de seu partido e pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que lhe entregou um buquê de flores em nome das mulheres. Já o líder do governo, Paulo Mendes (PSDB), entregou à senadora uma pasta contendo fotografias do Rio Sorocaba. O presidente da Casa, Marinho Marte, finalizou a sessão afirmando que a presença de Marina Silva “ficará marcada de forma indelével na história da Câmara Municipal”.