28/04/2010 14h10

A medida, proposta pelo vereador Carlos Cezar (PSC), tem o objetivo de proteger, sobretudo, as crianças

Com o objetivo de prevenir acidentes, sobretudo com crianças, o vereador Carlos Cezar (PSC) apresentou projeto de lei que institui o Programa de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, a ser executado nas unidades básicas de saúde e espaços de convivência comunitários em que gestantes e mães são atendidas.

“Os acidentes domésticos podem ser considerados um grave problema de saúde pública no país. As queimaduras, por exemplo, são um dos tipos de acidentes mais freqüentes entre as crianças, e elas ocorrem na maioria das vezes na cozinha das casas”, argumenta Carlos Cezar, lembrando que, em 2006, mais de 16 mil menores de 15 anos foram internados em conseqüência de queimaduras.

O projeto de lei prevê que os pais devem ser orientados sobre os cuidados que devem ter com medicamentos, alimentos, produtos químicos e outras substâncias que podem ser nocivas para a saúde, caso as crianças venham a ter contato com elas. Também prevê que serão oferecidas noções de primeiros-socorros em casos de acidentes domésticos, como ingestão inadequada de alimentos ou substâncias tóxicas e afogamento, entre outros.

Para apoiar as ações previstas no programa, o projeto de lei institui, ainda, a criação de um grupo de trabalho, formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Juventude, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Comunicação e Secretaria Municipal de Cidadania.