28/04/2010 16h50

A Câmara de Sorocaba realizou, na terça-feira (27), uma audiência pública que discutiu a falta de segurança dos clientes em agências bancárias, as leis municipais já existentes que não estão sendo cumpridas e o projeto de lei que proíbe a utilização de aparelhos celulares nas repartições de recebimento e pagamentos das agências.

A audiência solicitada pelo vereador Luis Santos (PMN), autor do projeto, contou com a presença do delegado Acácio Aparecido Leite, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG); Julio César Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba; Marcos Koyama, representando o Comandante da CPI-7 coronel Silvério Leme Filho; Rubens Costa Junior, representando o titular da Secretaria de Segurança Comunitária, José Milton da Costa, e outras autoridades e representantes da sociedade.

O delegado Acácio Aparecido Leite é favorável ao projeto de lei e afirma que se trata de uma medida de segurança para auxiliar no combate a esse tipo de crime. Ele destacou ainda que a participação da população através de denuncias é essencial para ajudar no trabalho da polícia. O delegado também falou da falha e do posicionamento das câmeras de monitoramento dentro das agências e enfatizou a importância da colaboração da comunidade. “Se cada um fizer um pouquinho mais, a comunidade só tem a ganhar” argumentou.

O presidente do sindicato dos bancários, Julio César Machado, falou da instalação de divisórias próximas aos caixas, afirmando que esse é um meio que tem reduzido consideravelmente os números de roubos dentro das agências. Segundo ele, a partir de quarta-feira, 28, ele e outros diretores da entidade farão uma fiscalização das 92 agências bancárias de Sorocaba e o resultado dessa vistoria será encaminhado ao  Legislativo municipal.

Já o empresário Luis Fernando Borgato, que já foi vítima de assaltos em agências bancárias por quatro vezes, afirma que a iniciativa do vereador Luis Santos vem para ajudar e com certeza irá contribuir para minimizar a criminalidade assim como os biombos.

Segundo o parlamentar, a audiência publica atingiu o seu objetivo ao proporcionar a participação dos representantes tantos dos setores organizados da sociedade, como da própria população, que teve a oportunidade de  expressar suas opiniões. Luis Santos encaminhará ao prefeito as propostas levantadas a fim de subsidiar sua resposta sobre o projeto e destacou ainda que dará continuidade ao projeto, além de propor a formação de uma frente conjunta para acompanhamento junto às agências bancárias da aplicação das leis já em vigor e ao poder público sobre a situação dos sistemas de vídeo de monitoramentos da cidade.

(Assessoria de Imprensa do vereador Luis Santos/PMN)