10/05/2010 11h28

Em projeto, que entra em deliberação nesta quinta-feira (6),o vereador José Francisco Martinez (PSDB), propõe normas  para a arborização de estacionamentos públicos e privados ,com área igual ou superior a 100m², que não possuam cobertura, cujo pavimento se apóie diretamente no solo.

Martinez pretende estabelecer uma proporção de uma árvore para cada 40m² de terreno do estacionamento. O projeto prevê ainda o tipo de vegetação adequado para o plantio. A regra vale para quem pretende conseguir alvará de funcionamento e também para os estacionamentos já existentes, tendo esses últimos, um prazo de 12 meses para se adequar as exigências da lei.

O projeto prevê multa de R$ 1 mil ( mil reais ) , como penalidade em caso de descumprimento da determinação, sendo aplicado valor em dobro, na reincidência.” A nossa intenção é elevar a capacidade de absorção d’água pelo solo, além de garantir clima mais agradável, por conta das árvores , que mantém  a umidade relativa do ar em maiores índices, reduzindo até a temperatura no local”, explica Martinez.