13/05/2010 08h52

Nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Sorocaba realizou Sessão Solene para a entrega de Título de Cidadão Emérito ao professor Ari Mateus, que foi concedido através de Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador José Crespo (DEM).

Durante a sessão Crespo lembrou o importante trabalho que Ari Mateus vem desenvolvendo em Sorocaba ao longo de sua vida.

Emocionado, o professor Ari Mateus agradeceu a honraria que é concedida a quem tendo nascido em Sorocaba contribui intensamente para o crescimento do município.

A solenidade foi presidida pelo vereador Izidio de Brito (PT), que é o atual 2º secretário da Mesa Diretora da Casa de Leis.

Ari Mateus é formando em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, onde lecionou. Em seguida, passou no concurso do magistério estadual.

Como bacharel em história, passou a dedicar-se a pesquisas, tendo descoberto aqui em Sorocaba, entre outros documentos importantes, o testamento público de Santos Dumont, e a certidão de casamento do Brigadeiro Tobias com a Marquesa de Santos.

Licenciado em história, estudos sociais e pedagogia, Ari Mateus defendeu tese na USP, recebendo o título de professor catedrático. Com registro de professor e diretor de escola, teve autorizadas pelo Ministério da Educação e Cultura as seguintes disciplinas: Antropologia, Educação moral e cívica, Geografia física, humana e geo política, História antiga e medieval, História da América, História econômica, social, política e administrativa do Brasil, História geral e do Brasil, Língua tupi-guarani, Organização social e política brasileira, Prática do ensino de história e de estudos sociais, Problemas brasileiros e Sociologia.

Na área do magistério, foi professor de história geral e do Brasil em escolas de Sorocaba, Laranjal Paulista e Votorantim.

Fez cursos de especialização em história medieval, relações internacionais, geopolítica, direito internacional público e história diplomática do Brasil.

Na Universidade de São Paulo, fez cursos de pós-graduação em história econômica do Brasil, problemas brasileiros e história social das instituições políticas, social da antiguidade e sócio-política do Brasil sobre os partidos da velha república.

Em outros setores, atuou como comissário de menores, corretor de imóveis, diretor do Automóvel Clube e do Ipanema Clube, fundador e diretor da distribuidora de títulos e valores Guedes-Mateus, coordenador do departamento de História da Faculdade de Filosofia, membro da Lei de Incentivo à Cultura e presidente do Conselho Municipal de Previdência Social.

Em termos de participação em revistas especializadas, periódicos e jornais, publicou matéria sobre o testamento de Santos Dumont na revista da USP e inúmeros artigos na imprensa local.

Editou os dois volumes do livro Sorocaba em Tempo de Desenvolvimento, onde resumiu as administrações dos prefeitos Armando Pannunzio e José Crespo Gonzáles.

Foi o autor do projeto de lei que deu origem ao primeiro Estatuto do Magistério Público do Estado de São Paulo, que também foi o primeiro do Brasil.

Como diretor do Instituto Histórico, geográfico e Genealógico, revisou o livro História de Sorocaba, de autoria de Aluisio de Almeida, o monsenhor Luiz castanho de Almeida, editado pelo instituto.

Entre outras participações em entidades diversas de Sorocaba, foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, membro do Conselho Municipal de Educação, diretor do Turistrem, fundador dos centros de estudos históricos Varnhagen e Luiz Castanho de Almeida, da Academia Sorocabana de Música e do Automóvel Clube e presidente d Associação dos Aposentados e Pensionistas.

Integrante do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, levou adiante os processos que culminaram com o tombamento do casarão de Brigadeiro Tobias, da capela do Divino, do bairro de Aparecidinha, das fábricas Nossa Senhora da Ponte e Santo Antonio, bem como do mercado municipal.

Casado com dona Evani Rondina Mateus, que lhe deu os filhos Silvia Helena, médica e advogada, e Carlos Fernando, oficial da Aeronáutica, o professor Ari Mateus está aposentado e residindo na cidade de São José dos Campos.