13/05/2010 16h43
 

                       A partir das 9 h deste sábado, dia 15 de maio,no Teatro Municipal Teotônio Vilela,terá início  o Seminário sobre Acessibilidade, que congrega a ‘Caravana da Inclusão Acessibilidade e Cidadania’,um projeto desenvolvido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que recebeu o  apoio da Câmara  e da prefeitura de Sorocaba. 

                     Segundo o vereador Helio Godoy (PSDB), presidente da Comissão Especial sobre Acessibilidade da Câmara Municipal, e também diretor regional da Uvesp, o seminário deverá reunir autoridades de Sorocaba e região, além de representantes de toda a sociedade civil. Contará ainda com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.  

                    Segundo Helio Godoy, representantes de mais 80 cidades da região de Sorocaba foram convidados para participar do evento, que tem como objetivo a realização de parcerias com municípios, através das secretarias de Relações do Trabalho, Esporte, Lazer e Cidadania, entre outras ,que possam favorecer a inclusão social do portador de deficiência.  

                    Ainda de acordo com o vereador, Sorocaba foi uma das cidades escolhidas para sediar o evento por ser uma dos municípios que receberá uma unidade de reabilitação fixa da Rede Lucy Montoro. "O seminário será uma oportunidade para discutirmos junto ao poder público e comunidade em geral a inclusão dos portadores de deficiência física na sociedade", disse Helio Godoy. 

Lei de Acessibilidade - Promulgada em 2006, a Lei nº 8.051, de autoria do vereador Helio Godoy, estabelece normas e critérios para a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida no município.

 

Confira a Programação do Seminário :

 

9h00 Credenciamento

9h30 Abertura

Vitor Lippi – Prefeito Municipal

Mário Marte Marinho Júnior – Presidente da Câmara Municipal

Sebastião Misiara – Presidente da UVESP

DRA. Linamara Battistella – Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

9h50 – Sorteio de GPS

10h00 – Institucional da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

10h15  Rede Lucy Montoro

10h30  Empregabilidade

10h45  Desenho Universal

11h00 Paradesporto

11h15 Cidadania

11h30 Coffee Break

12h00 Debates e Sorteio de GPS

13h00 Sorteio de Notebook e Brunch