19/05/2010 12h47

O nome do empresário e advogado José Pereira Cardoso, um dos fundadores da Faculdade de Direito de Sorocaba, será dado ao complexo constituído pelo primeiro anel viário da cidade, através de projeto de lei protocolado na Câmara pelo vereador José Crespo (DEM).

Vai receber o nome do homenageado o conjunto de vias e logradouros públicos definido por parte da praça Dom Tadeu Strunck, avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, praça Tancredo Neves, avenida Moreira César, praça Nove de Julho, avenida Dr. Eugênio Salerno, avenida Dr. Afonso Vergueiro, praça Lions e avenida Dom Aguirre, fechando o perímetro na Dom Tadeu Strunck.

Segundo o projeto de Crespo, a homenagem se dará sem prejuízo das denominações originais das praças e avenidas perimetrais daquele complexo viário para fins de cadastro, endereçamento, registro em cartório ou qualquer outra finalidade de identificação dos imóveis lindeiros.

Crespo justificou a apresentação do projeto diante do novo conceito de complexos viários introduzido na municipalidade, onde enquadra-se perfeitamente o da primeira perimetral, rasgado e consolidado muitos anos atrás.

O denominativo desse complexo viário proposto pelo vereador José Crespo presta uma singela homenagem a um dos maiores empresários radicados em Sorocaba, o Dr. José Pereira Cardoso.

Nascido em Princesa Isabel, Paraíba, no dia 11 de maio de 1911, filho de Manoel Cardoso da Silva e Porcina de Andrade Lima, o Dr. Cardoso iniciou seus estudos em sua terra natal e ingressou na Faculdade de Direito do Recife.

Para custear o estudo, deu aulas de História e Geografia em várias instituições da capital pernambucana, como o Instituto Osvaldo Cruz e o Colégio Carneiro Leão, dentre outras. Entre outros alunos ilustres do mestre Cardoso figuram o economista, ex-ministro e idealizador da Sudene, Celso Furtado, e o grande educador e filósofo Paulo Freire.

Em 1935, jovem ainda, foi nomeado prefeito de Princesa Isabel pelo então governador da Paraíba, João Pessoa, e iniciou os trabalhos para melhorar as condições de vida no município, onde implantou a energia elétrica domiciliar e a iluminação pública, através de geradores a óleo diesel. Executou obras de saneamento, construiu açudes e fez o mapeamento da região, além de construir o prédio onde até hoje funciona a Prefeitura da cidade.

No final dos anos 30, o advogado José Pereira Cardoso foi para a Capital Federal, no Rio de Janeiro, onde conheceu o industrial pernambucano Severino Pereira da Silva, que acabara de adquirir das famílias inglesas Kenworthy e Speers, em Sorocaba, as fábricas de tecido São Paulo, Santo Antonio e Santa Rosália.

Convidado pelo industrial, chegou a Sorocaba em março de 1943, aos 32 anos, para enfrentar o desafio de ajudar a estruturar as fábricas, que logo formariam por muitos anos a Companhia Nacional de Estamparia.

O advogado Dr. Cardoso foi, sem dúvida um dos pilares daquele pujante grupo empresarial, atuando como diretor jurídico, conferindo ao mesmo, o vigor da honestidade, da retidão de caráter e da eficiência profissional. Ao lado de Severino Pereira, participou ativamente dos primeiros passos do que viria a ser um verdadeiro império industrial.

Com a aquisição de várias fábricas pelo Brasil, formou-se o Grupo de Cimento Portland Paraíso. Junto de Carlos Alberto Moura Pereira da Silva, filho de Severino Pereira, o Dr. Cardoso teve participação efetiva na consolidação do grupo empresarial, até seu afastamento em 1994, após 52 anos de trabalho profícuo na empresa.

Uma das mais belas ações do Dr. José Pereira Cardoso em Sorocaba foi a dedicação e amor que teve pela Faculdade de Direito, instituição mantida desde 1958 pela Fundação Educacional Sorocabana. Em 1957, ao lado de várias personalidades, foi um dos fundadores da faculdade, atuando como professor, vice diretor por dois mandatos e também diretor por mais dois.

Foi também foi um dos presidentes do Gabinete de Leitura Sorocabano, tendo na gestão construído o prédio que até hoje abriga esse importante espaço cultural da cidade, na praça Coronel Fernando Prestes. Em outubro de 1970, recebeu da Câmara o título Cidadão Sorocabano, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Primeiro delegado regional do Ciesp em Sorocaba, foi na época um dos dirigentes empresariais que geraram os meios para a instalação do primeiro grupamento do Corpo de Bombeiros na cidade.

Como rotariano mais antigo de Sorocaba até então, participou de muitas ações e principalmente na luta pela erradicação da poliomielite no Brasil e no mundo.

Casado em abril de 1951 com a professora sorocabana Thereza Wany Del Cistia Cardoso, teve sete filhos: Túlio, Telmo, Tais, Tales, Tirso, Tânia e Thereza Maria (in memoriam).

O Dr. José Pereira Cardoso faleceu em 2005.

(Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo – DEM)