25/05/2010 17h48

Vence nesta quinta-feira (27) o prazo para que a Prefeitura, o Saae e a Urbes coloquem em seus sites, e em tempo real, de maneira didática e facilmente compreensível, todas as informações pormenorizadas sobre suas execuções orçamentárias e financeiras.

A obrigação está contida na Lei Municipal nº 8.863, nascida de um projeto do vereador José Crespo (DEM). Os órgãos da administração direta e indireta do município deverão disponibilizar na internet, entre outras informações, as notas de empenho e pagamentos efetuados, bem como a relação de compras diretas com a discriminação dos bens adquiridos, onde se destinam e identificação dos fornecedores, com os respectivos valores unitários e totais.

Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, se essas informações não estiverem disponíveis na internet para consulta pública a partir desta quinta-feira, a Prefeitura não poderá receber recursos oriundos de transferências voluntárias do governo federal.

Em 2009, essas transferências aos municípios brasileiros somaram R$ 8,7 bilhões; em Sorocaba, o orçamento municipal deste ano contém a previsão para a vinda de R$ 119,6 milhões do governo federal, a título de “outras transferências”.

Também entram em vigor nesta quinta-feira as seguintes leis municipais, também oriundas de projetos do vereador José Crespo: 8.888, a 8.889 e a 8.890. No conjunto, essas leis determinam que a Prefeitura, a Urbes e o Saae devem divulgar, nos respectivos sites, as despesas mensais com postagem de correspondência, materiais de escritório, combustível e locação de máquinas xerocopiadoras.

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)