26/07/2010 17h15

Claudemir Justi (PSDB), que já foi vereador, assume a vaga deixada pelo vereador Paulo Mendes (PSDB).

Primeiro suplente do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Claudemir Justi toma posse como vereador da Câmara Municipal de Sorocaba nesta terça-feira (27), às 10 horas. A solenidade de posse será realizada na sala do presidente da Casa, Marinho Marte (PPS). Justi assume a vaga deixada pelo vereador Paulo Mendes (PSDB), que assumiu a Secretaria de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura.

Nas eleições de 2008, Claudemir Justi recebeu 1.489 votos, ficando como primeiro suplente do PSDB. Vereador no período de 1997 a 2000, Justi trabalhou pela pavimentação de ruas, votou contra a demissão de funcionários da Prefeitura e elaborou projeto de lei que autoriza a Guarda Municipal a fazer a travessia de alunos na porta das escolas. Conseguiu, ainda, a instalação de equipamentos para tratamento da visão do diabético no ambulatório do Conjunto Hospitalar.

Claudemir Justi é autor da Lei 6.086, de 7 de fevereiro de 2000, que criou a meia-entrada para aposentados nos cinemas, teatros e espetáculos. Também é autor da Lei 5.489, de 11 de novembro de 1997, que obriga teatros, cinemas, bibliotecas, ginásios esportivos, casas noturnas e restaurantes a manter poltronas ou cadeiras especiais para o uso de pessoas obesas.

Trabalho comunitário — Natural do município de Rafard, onde nasceu em 29 de outubro de 1951, Claudemir José Justi é casado com Claudete Justi há 35 anos, tem dois filhos e um neto. Participou, junto com a esposa, do Encontro de Casais com Cristo nas Paróquias Santa Rita, São José Operário, Santa Rosália e São Benedito. Atualmente, trabalhava como diretor de área na Prefeitura de Sorocaba.

Servidor público aposentado da Prefeitura Municipal, Claudemir Justi também trabalhou na iniciativa privada. Foi funcionário das empresas Fábrica Santo Antônio, Cimento Ipanema e Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida/Villares. Em 1986, foi escolhido como “Operário Padrão Regional” em concurso promovido pelo Sesi e jornal O Globo e, no ano seguinte, foi escolhido como “Trabalhador Símbolo” pelo Sesi.

Diabético há mais de 30 anos, fundou, em 1995, a Associação de Diabetes de Sorocaba, da qual foi presidente por mais de dez anos. Entre as ações que desenvolveu na entidade, destacam-se medidas de descentralização do atendimento ao diabético na rede pública de saúde e campanhas preventivas para detecção precoce do diabetes, com o objetivo de facilitar o tratamento.

Claudemir Justi foi presidente, por mais de 20 anos, da Sociedade Amigos de Bairros do Jardim Iguatemi, Leocádia, Morumbi, São Judas Tadeu e adjacências e, entre outras ações, conseguiu o plantio de 2 mil árvores na região. Também integrou, durante seis anos, a Comissão de Ética e Pesquisa da PUC de Sorocaba e foi presidente do Lions Clube Sorocaba Norte.