28/07/2010 17h02

Projeto de lei de Marinho Marte (PPS) tem como objetivo prevenir as doenças mais comuns que afetam os homens

Projeto de lei do vereador Marinho Marte (PPS), que será deliberado na primeira sessão do segundo semestre, cria no município de Sorocaba a Campanha de Saúde do Homem, a ser efetivada no dia 15 de julho de cada ano, quando se comemora o Dia Internacional do Homem. O projeto de lei prevê que a Prefeitura poderá celebrar parcerias com a iniciativa privada para a realização da campanha.

“O homem tende a ser mais resistente a cuidar de sua saúde e só procura o médico quando já está doente, o que, às vezes, pode ser tarde. A campanha que estamos propondo pretende contribuir com a mudança dessa cultura masculina de não cuidar da saúde”, argumenta Marinho Marte, lembrando que o objetivo da campanha é prevenir as doenças mais comuns que afetam os homens, como o câncer de próstata.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2005, na faixa etária entre 20 e 59 anos, 68% do total de mortes foram de homens. Por outro lado, a expectativa de vida dos homens (68,9 anos), segundo o IBGE, está 7,6 anos abaixo da expectativa de vida das mulheres (76,5 anos). “Esses dados falam por si”, salienta Marinho Marte, lembrando que as doenças isquêmicas do coração, como o infarto, e as doenças cerebrovasculares são as duas principais causas de morte entre os homens, seguidas dos homicídios.

Marinho Marte observa que cuidar da saúde do homem, além da melhoria de sua qualidade de vida, tem um impacto econômico positivo no sistema de saúde: “Excetuando-se os casos de gravidez e parto, os homens representam 52,9% das internações do SUS e grande parte delas decorre de acidentes e outras formas de violência. Ou seja, cuidados psicológicos preventivos também podem ajudar a reduzir esse comportamento de risco do homem, que tem um alto custo humano e econômico”.