09/11/2010 19h01

A medida, proposta pelos próprios supermercadistas, visa cumprir a Lei 9.265, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB)

As grandes redes de supermercado de Sorocaba vão encabeçar um programa de redução do uso de sacolas plásticas, em atendimento ao que dispõe a Lei 9.265, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que obriga os hipermercados a oferecerem aos clientes sacolas retornáveis ou embalagens biodegradáveis e oxibiodegradáveis. Representantes da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e das redes Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart estiveram reunidos com o vereador João Donizeti e a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, na sede da pasta, na tarde de terça-feira (9), para tratar da questão.

O representante da Apas, Ruy de Araújo Júnior, afirmou que a idéia dos supermercadistas é trazer para Sorocaba o projeto de redução do uso de sacolas plásticas implantado em Jundiaí. A entidade, que tem representantes das três grandes redes de supermercado, garante que o projeto deu certo no município e teve a adesão de 95% dos supermercados de Jundiaí, possibilitando eliminar, em um mês de campanha, cerca de 80 toneladas de plástico do meio ambiente.

A reunião também contou com a presença do representante do Grupo Pão de Açúcar, Mohamad Soueid, e do diretor de Sustentabilidade do Carrefour, Daniel Charleaux, que ressaltou a importância de se evitar o uso de sacolas plásticas, lembrando que apenas 20% delas vão para os aterros sanitários, sendo que o restante é descartado indevidamente, agredindo o meio ambiente. Já o diretor de Relações Institucionais do Walmart, Carlos Ely, que também é vice-presidente da Apas, enfatizou a importância de todas as redes de supermercado participarem do processo de redução do consumo de sacolas plásticas.

Grupo de trabalho — Na reunião com a secretária Jussara de Lima, ficou definido que será montado um grupo de trabalho, com o objetivo de efetivar as ações necessárias para a implantação do programa de redução do uso de sacolas plásticas em Sorocaba. “Uma nova reunião já está marcada com esse objetivo e dela vão participar também representantes de pequenos e médios supermercados”, informa João Donizeti, que avalia como muito positiva a determinação das grandes redes de supermercado em promover o programa.

“É com grande satisfação que vejo os próprios supermercadistas mobilizando a sociedade para promover a cidadania, por meio de um programa de conscientização da população em parceria com o poder público”, salienta João Donizeti. “Esse foi o objetivo maior da nossa lei: despertar a conscientização social sobre a necessidade de reduzir o consumo de sacolas plásticas. Nosso propósito é discutir com toda a sociedade hábitos mais saudáveis de consumo e descarte”, ressalta o vereador, lembrando a importância do diálogo constante entre setor público, iniciativa privada e ONGs, entre outros segmentos sociais.