10/11/2010 12h26

Para Antonio Carlos Silvano (PMDB), o poder público deve capitanear a iniciativa, mobilizando as instituições de ensino para a realização dos jogos

O vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), o Tonão Silvano, por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, solicita informações ao prefeito Vitor Lippi sobre a possível implantação dos Jogos Universitários no município. Para o vereador, a medida vai propiciar a integração da comunidade universitária, possibilitando o entrosamento entre os estudantes e fortalecendo seus laços com a cidade.

“Sei que não é tarefa fácil a implantação dos Jogos Universitários, pois tem de haver a adesão dos alunos, por meio dos centros acadêmicos. Entretanto, se o poder público capitanear essa empreitada, os Jogos Universitários vão se tornar realidade e, com o tempo, serão uma tradição em Sorocaba”, afirma Tonão Silvano. O vereador defende que a Secretaria de Esportes crie uma comissão específica para tratar do assunto, envolvendo a direção das instituições de ensino superior, os centros acadêmicos e a iniciativa privada.

Em seu requerimento, o vereador observa que Sorocaba é conhecida como a “Cidade das Escolas e das Indústrias”, devido ao grande número de instituições de ensino superior instaladas no município. Tonão Silvano enumera cinco universidades (PUC-SP, Uniso, Unip, Unesp e UFSCar), além de oito faculdades, que, segundo ele, formam um grande contingente de alunos, a maioria na faixa etária entre 18 e 25 anos, capaz de sustentar as diversas modalidades de Jogos Universitários, como vôlei, natação, tênis, futebol, futsal e pedestrianismo, entre outras.