10/03/2011 08h50
 

O projeto de lei que institui a Expo-Literária no município de Sorocaba, de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), volta a ser discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (10). O texto do projeto prevê que o evento seja realizado no segundo semestre de cada ano ímpar, ou seja, torna a Expo-Literária uma bienal, o que deverá ampliar sua dimensão e alcance. A propositura já prevê a realização do evento este ano.

 

Na justificativa, Neusa destaca que o evento já é tradicional em Sorocaba e leva o nome da cidade para âmbito nacional, mas ainda não está previsto em lei municipal. “Este projeto vem suprir essa lacuna legal”, defende a parlamentar. “Com a lei, garantimos a realização desse evento, de grande importância cultural”, diz.

 

A parlamentar destaca que a ideia do projeto decorreu da polêmica do ano passado, quando artistas a procuraram solicitando ações que garantissem a continuidade da realização da Expo-Literária, após a divulgação de informações de que o evento poderia deixar de ser realizado, em prol da “Semana do Livro e dos Escritores de Sorocaba”, também de autoria de Neusa Maldonado.

 

“Diante das informações da extinção da Expo-Literária, diversas autoridades da cultura sorocabana e da intelectualidade de nossa cidade nos procuraram visando garantir a continuidade desse evento, vindo inclusive à Câmara Municipal para nos apresentar seus pontos de vista. Assumi, diante desse fato, o compromisso público de incluir a Expo-Literária na nossa legislação municipal”, argumenta a vereadora na justificativa do projeto.

 

O texto da proposta também prevê que a Expo-Literária congregue, em seu bojo, os eventos afins devidamente previstos em lei municipal. Segundo a autora do projeto, esse artigo garantirá que o evento adquira proporções maiores que as atuais, ampliando seu alcance.

 

“A Semana do Livro é anual e busca lançar ao público os produtos culturais de escritores e intelectuais de Sorocaba e região. Já a Expo-Literária será bienal, expondo, além de obras de sorocabanos e escritores regionais, trabalhos de artistas e intelectuais de todo o território nacional. Ou seja, todo ano haverá um evento contemplando nossos escritores, mas a cada dois anos, o evento será muito grande”, destaca.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Neusa Maldonado)