14/02/2020 14h08
atualizado em: 14/02/2020 14h09

Entre os vários questionamentos, o presidente da Câmara indaga se haverá sistema de monitoramento nas unidades escolares.

Os frequentes casos de furtos e depredações nas escolas da Rede Municipal de Ensino são objeto de preocupação por parte de pais e alunos e motivaram o vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara Municipal, a cobrar ações efetivas e urgentes do Poder Executivo em relação ao problema. Em requerimento aprovado no Legislativo, o parlamentar solicita informações detalhadas sobre essas ocorrências, que, conforme enfatiza, vêm causando graves transtornos à comunidade escolar.

“Há bastante tempo, os responsáveis legais das crianças reclamam dos constantes furtos e das depredações nas escolas. Além dos danos causados nos brinquedos, equipamentos e materiais pedagógicos, são furtados até cabos elétricos e utensílios de cozinha, sem contar aparelhos de TV. É uma situação inadmissível, que prejudica as crianças em seu aprendizado e até em sua alimentação”, afirma Dini.

Em seu requerimento, o presidente do Legislativo sorocabano enumera várias escolas da cidade que já foram prejudicadas por ocorrências de vandalismo, como a CEI 89 (Vila Helena), CEI 105 (Jardim Nova Ipanema), CEI 75 (Parque das Laranjeiras), CEI 95 (Jardim Califórnia), CEI 16 (Vila Carvalho) e CEI 103 (Jardim Sorocaba Park). “Somente a CEI 106, no Jardim São Guilherme, já foi furtada quatro vezes, sem contar várias outras escolas”, destaca Dini.

Para o vereador, a situação poderia ser ainda mais grave se não fosse o empenho da Guarda Civil Municipal para coibir ações de depredação das unidades de ensino. “Mesmo sem uma estrutura adequada, com falta de equipamentos e de recursos humanos, a GCM tem feito um trabalho fundamental no sentido de preservar os próprios municipais, incluindo as escolas. É um esforço que vai além da capacidade da corporação, que sempre busca se dedicar ao máximo para garantir a segurança e a tranquilidade do cidadão sorocabano”, afirma o presidente do Legislativo.

Ano letivo – Fernando Dini ressalta que está se iniciando mais um ano letivo e enfatiza que as crianças não podem continuar sendo prejudicadas. “Não podemos esquecer que a educação nessa fase da vida da criança é fundamental para seu desenvolvimento físico e mental e, em larga medida, contribui para definir o que ela será quando adulta. Muitas de nossas crianças, inclusive, dependem da merenda escolar para se alimentar adequadamente”, observa.

Com base nessa preocupação, Fernando Dini indaga ao Executivo, em seu requerimento, quantas foram as ocorrências de furtos e depredações nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino nos últimos três anos e quais as ações efetivas que estão sendo tomadas pela Prefeitura Municipal para combater e evitar essas ocorrências. Por fim, o vereador indaga se haverá sistema de monitoramento nas unidades escolares e, em caso negativo, quais as razões.

(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini/MDB)