17/02/2020 21h30

Por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), o lutador Renato Higen Carriel recebeu a homenagem em sessão solene da Câmara de Sorocaba

O lutador e treinador profissional Renato Higen Carriel, que conquistou vários campeonatos de artes marciais no Brasil e no exterior, foi homenageado com a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior (Campineiro)” em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite desta segunda-feira, 17, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou o trabalho social do homenageado, especialmente resgatando jovens das ruas e do mundo das drogas.

João Donizeti, que presidiu a solenidade, dividiu a mesa de honra com os atletas Marcia Santana e Rogério Paes. “Sempre é bom ter como referência pessoas que superaram suas dificuldades e se tornaram um exemplo de vida e de cidadania, como é o caso de Renato Higen”, afirmou o vereador. Em sua saudação ao homenageado, João Donizeti lembrou que em 19 de fevereiro se comemora o Dia do Desportista e enfatizou a importância do esporte e da atividade física para uma vida física, mental e espiritualmente equilibrada.

Em seu discurso de agradecimento, Renato Higen afirmou: “Trabalho duro supera talento. Eu sou a prova disso: sempre trabalhei duro” – enfatizou, destacando que, desde muito jovem, quando se iniciou nas artes marciais, empenhou-se ao máximo. Também defendeu a união, a harmonia e, sobretudo, a lealdade. “Não existe harmonia numa sociedade que é dispersa. Falo para todos os meus alunos: não existe façanha no meu trabalho: existe fé”, destacou.

Também por iniciativa de João Donizeti, foram homenageados, com votos de congratulações, vários atletas que compõem a Academia Higen Team e se destacaram em competições nacionais e internacionais: Kennedy Henrique de Santana, Letícia Abad, Marcelo Severo, Walter Chincho, Anderson Moreira Rodrigues, Kleber Henrique de Freitas, Márcia Santana, Rogério Paes, Ronaldo Vicente, Eric Bispo e Davi Carriel.

O homenageado – Agraciado com a Medalha do Mérito Esportivo, Renato Higen Carriel é natural de Sorocaba, onde nasceu em 1987. Casado e pai de um filho, é treinador e líder da equipe Higen Team, proprietário de ligas profissionais e representante de ligas internacionais de luta.

Iniciou-se nas artes marciais aos 12 anos, aprendendo Karatê Kyokushin (caratê de contato), com o mestre Cesar Maximiano Duarte. Destacou-se em competições nacionais e, logo, conseguiu despontar em nível internacional, conquistando a Faixa Preta 1º Dan aos 18 anos. Também treina Kickboxing e Muay Thai, modalidade na qual é Grau Preto.

Como treinador, formou vários lutadores, alguns dos quais se tornaram campeões nacionais e internacionais. Também utiliza as artes marciais como um meio de inclusão e integração social, desenvolvendo um trabalho social com adolescentes e jovens, buscando afastá-los das ruas e das drogas, com o apoio de voluntários que atuam em sua equipe.

O evento – que contou com apresentações musicais do cantor Juliano Ventura, servidor da Casa – foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e poderá ser visto na íntegra no portal do Legislativo sorocabano na Internet e em suas redes sociais.