18/02/2020 17h55

Na tarde desta terça-feira, 18, foi realizada a cerimônia de inauguração do Centro de Educação Infantil 133, Professora Zulméa de Almeida Pellegrini, localizada no Jardim Residencial Vila Amato, na região de Aparecidinha. A Câmara Municipal esteve representada no evento pelos vereadores Iara Bernardi (PT) e Fernando Dini (MDB), presidente do Legislativo e autor do Projeto de Lei que deu o nome à escola em homenagem à importante educadora sorocabana. Além dos parlamentares, participaram da solenidade a prefeita Jaqueline Coutinho, secretários municipais e familiares da professora homenageada.

“É um momento importante para uma região que sempre esteve esquecida pelo poder público, e agora temos a oportunidade de garantir que 120 crianças possam se desenvolver e evoluir. Estar aqui é mostrar o comprometimento do Legislativo em favor da educação”, destacou o vereador Fernando Dini. A vereadora Iara Bernardi também elogiou a inauguração de mais uma escola na cidade. “Fico feliz com essa iniciativa que vai beneficiar e garantir educação de qualidade para muitas crianças”.

A nova unidade escolar será administrada pela Associação Criança Feliz, no sistema de gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal. De acordo com a prefeita, a o poder executivo oferece a estrutura física e material, além da merenda aos alunos, enquanto a entidade gestora fica responsável pela administração pedagógica e operacional da escola. “É importante destacar que toda a orientação pedagógica estará alinhada com a Secretaria de Educação, ou seja, no mesmo padrão das demais escolas municipais”, explica.

O secretário de Educação, Wanderlei Acca, afirma que a CEI 133 atende a uma demanda de vagas na região da Vila Amato e que é mais uma importante inauguração não apenas para a área da educação em Sorocaba. “Vamos atender 120 crianças, entre zero e três anos de idade, além de gerar 25 empregos diretos”, diz.

Homenagem – Por iniciativa do vereador Fernando Dini, por meio do Projeto de Lei 162/2014, o nome do novo CEI 133 homenageia a professora sorocabana Zulméa de Almeida Pellegrini. Ela faz parte de uma família de educadores, sendo filha dos também professores Achilles de Almeida e Zizi de Almeida.

O filho de Zulméa, Mário Antonio Pellegrino, foi convidado para discursar na solenidade e agradeceu a importante homenagem oferecida para a mãe. “Hoje estou vivendo uma emoção renovada, a mesma que em 2014 eu senti quando o vereador Fernando Dini anunciou a criação da Lei que denominaria uma creche em homenagem a minha mãe. Agora, com a concretização dessa iniciativa, fico mais uma vez emocionado e agradecido ao vereador por esse gesto”, afirmou.