21/02/2020 15h25
atualizado em: 21/02/2020 15h26

Vereador esteve reunido com os comandantes do CPI-7 e do 7º BPMI e foi informado que o objetivo da corporação é que a 2ª e 5ª Companhias da PM passem

O vereador Rodrigo Manga (DEM) esteve reunido com o coronel Aleksander Toaldo Lacerda, que está à frente do Comando de Policiamento do Interior – 7 (CPI-7), e o major Luciano Sallaro, comandante interino do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (7ºBPMI). O encontro ocorreu na sede do CPI-7, na tarde desta quinta-feira (20), ocasião em que o comando da corporação confirmou a descentralização de duas Companhias da PM, atualmente alocadas no prédio do CPI-7.

Segundo o coronel Aleksander, o objetivo é que a 2ª e a 5ª Companhia da PM, respectivamente responsáveis pelo policiamento nas zonas Norte e Oeste, operem num mesmo prédio, na Zona Norte de Sorocaba. “Estamos estudando o local mais apropriado, embora tenhamos em vista uma antiga escola estadual. A ideia é descentralizar o atendimento e colocar a polícia e seus comandos regionais na cidade mais próximos da comunidade”, frisou.

O vereador Manga acredita que essa proposta de mudança aumenta a sensação de segurança do munícipe e deve dar mais agilidade no atendimento de ocorrências. “Fiquei surpreso, mas muito feliz com essa notícia. Acredito que o melhor mesmo é a polícia estar mais perto da população. É preciso mesmo buscar maneiras de trazer o munícipe para o lado da PM”, complementa.

Alocar as duas companhias num mesmo prédio, esclarece ainda o comandante da PM, é uma forma de otimizar o efetivo da corporação, a fim de diminuir a necessidade de realocação de policias de rua para atuar em funções administrativas nessa nova unidade conjunta. Ele lembrou que até 2015 a PM operou de forma descentralizada nos bairros em Sorocaba, então optou-se por agrupar todas as companhias na sede do CPI-7.

Baep – A implantação de uma unidade em Sorocaba do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), no segundo semestre deste ano, também está mantida. A unidade atenderá Sorocaba e os outros 77 municípios que fazem parte da área de abrangência do CPI-7. “Será um grupo para atuar em ações mais complexas, como relacionadas ao crime organizado, policiamento em estádios e ações em penitenciárias”, exemplifica o coronel Aleksander.

O comandante deixa claro que, mesmo com a vinda do Baep, a companhia de Força Tática continuará atuando nos municípios, embora ações táticas de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública também façam parte das atribuições do batalhão especial. As viaturas ainda têm identificação visual diferenciada, sendo mais parecidas com aquelas usadas pelas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).

Vizinhança Solidária – Nessa aproximação da comunidade, a PM pretende ainda ampliar a adesão ao seu programa Vizinhança Solidária, criado em 2009 e presente em Sorocaba desde 2014. O objetivo é fazer com que o cidadão colabore com a polícia em ações de segurança pública, promovendo maior interação entre as pessoas da comunidade, organizadas por meio de aplicativos de conversa, ligadas diretamente a um representante da PM.

Na região do CPI-7 há 252 núcleos de Vizinhança Solidária (segundo maior em quantidade no Estado), sendo mais de 80 apenas na cidade de Sorocaba, estando presentes em todos os bairros. “Só na Zona Norte de Sorocaba há 11 grupos oficializados e onde o programa é implantado reduz os índices de criminalidade. No Jardim Maria Eugênia, a queda foi de 45% no ano passado”, menciona o capitão Henrique Muraro, comandante da 2ª Cia da PM em Sorocaba.

O vendedor Tiago Lopes e o empresário João Cagnoni, ambos da Vila Nova Sorocaba, estiveram acompanhados de Rodrigo Manga na reunião com o comando da PM e depois foram apresentados ao capitão Muraro. “Queremos implantar dois núcleos do ‘Vizinhança Solidária’ e já estamos nos mobilizando. Aprendemos muito aqui nessa visita ao quartel da PM e queremos contribuir com a melhoria da segurança no nosso bairro e em nossa cidade”, pontuou Tiago.

A partir de demandas feitas por munícipes, o vereador Manga aproveitou a ocasião para também apresentar à PM ofícios solicitando reforço no policiamento ostensivo e implantação do ‘Vizinha Solidária na Vila Assis e no Jardim Bom Jesus.

(Assessoria de Imprensa – vereador Rodrigo Manga – DEM)