02/03/2020 13h23
atualizado em: 02/03/2020 13h28

A Câmara Municipal de Sorocaba adere esse mês à campanha “Março Azul-Marinho”, de prevenção ao câncer colorretal. O mês abriga também o "Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino", celebrado em 27 de março. Em alusão à campanha, os veículos de comunicação do Legislativo receberão como destaque laços azul-marinho.

Por se tratar de um tipo de câncer silencioso, ou seja, com sintomas aparecendo, geralmente, em estágios mais avançados da doença, a campanha foca na importância da realização de exames preventivos e na manutenção de hábitos saudáveis.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer colorretal é considerado o terceiro mais comum entre homens e mulheres no Brasil. O tumor ataca o intestino grosso (ou cólon) e o reto, parte final do intestino, sendo mais comum entre pessoas acima de 50 anos.

Se diagnosticado precocemente, o tumor pode ser curável na maioria dos casos. O consumo excessivo de carnes vermelhas, frituras, alimentos com corantes, defumados (linguiça, salames e salsichas) e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da doença.