24/03/2020 17h06
atualizado em: 24/03/2020 17h18
Facebook

A informação é da supervisora de Imunização Epidemiológica, Ane Pontes, em entrevista à Rádio e TV Câmara

As doses da vacina contra a gripe, enviadas pelo Governo do Estado e destinadas aos idosos, nessa primeira etapa, já acabaram em todos os locais de vacinação de Sorocaba. A informação é da supervisora de Imunização Epidemiológica de Sorocaba, Ane Caroline Pontes Gomes, em entrevista à Rádio Câmara (transmitida também pela TV Câmara) na tarde desta terça-feira, 24. A supervisora de Imunização Epidemiológica recomendou encarecidamente aos idosos que mantenham o isolamento social e não saiam de casa em busca de vacina, pois, tão logo novas doses cheguem à Sorocaba, a população será avisada pelos meios de comunicação e canais oficiais da Prefeitura Municipal.

“Infelizmente, a vacina acabou. O Estado enviou 26 mil doses para Sorocaba, que chegaram na quinta-feira última. A nossa equipe se desdobrou e fizemos o repasse já na quinta e na sexta-feira, para que os 33 postos tivessem a vacina já na segunda-feira, mas houve uma procura muito elevada por parte da população. Hoje, abrimos com apenas 13 postos tendo a vacina, que, no entanto, acabou às 11 horas desta terça-feira”, contou Ane Pontes em entrevista ao jornalista e radialista Anderson Santos, da Rádio e TV Câmara. 

Estimativa de doses – Segundo Ane Pontes, que é graduada em Enfermagem pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e especialista em Enfermagem em Emergência, Sorocaba precisa de cerca de 85 mil doses de vacina, uma vez que sua população de idosos é estimada em 66 mil pessoas e os profissionais de saúde, que também integram o grupo prioritário de vacinação, receberam 17.680 doses no ano passado, somando-se a isso uma quantidade a mais de doses, como margem de segurança, para suprir os casos de perda. A técnica explicou que quantitativo de doses para cada município é definido pela Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com o Ministério da Saúde, com base em estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), levando em conta faixa etária e número de doses do ano anterior.

Segundo a técnica alguns fatores influenciaram no envio de doses de vacina abaixo das necessidades de Sorocaba, entre eles, a expectativa do Estado de que a procura não seria tão grande no início da campanha. “Além disso, como a campanha de vacinação foi antecipada do início de abril para o final de março, em razão do coronavírus, muitas empresas produtoras de vacina ainda não tinham a quantidade de doses necessárias”, conta. Ane Pontes disse ainda que o Estado informou ter recebido 3 milhões de doses de vacina que estão sendo preparadas para distribuição, mas a Regional de Saúde que fica em Sorocaba ainda não recebeu o novo cronograma de vacinação, por isso, a recomendação é que os idosos esperem em casa e não se dirijam aos postos.

Importância da vacinação – Ane Pontes explicou, ainda, que toda vacina é específica para um tipo de doença e que a vacina contra a influenza não vai proteger contra o coranavírus, mas vai fortalecer o organismo contra a gripe ao qual é destinada. “A vacina é uma prevenção extremante importante, mas não é 100% eficaz porque não protege contra todos os vírus da gripe, uma vez temos muitos vírus diferentes circulando. Por isso, as medidas básicas de prevenção, como lavar as mãos, ter cuidado ao espirrar e manter contato, além de higienizar objetos e superfícies, são essenciais para a prevenção do coronavírus e de várias outras doenças”, enfatizou Ane Pontes.

Nesta entrevista aos veículos de comunicação da Câmara Municipal, Ane Pontes também falou sobre os cuidados que se deve ter em relação ao coronavírus e ressaltou a responsabilidade de cada pessoa: “Muitas vezes, temos uma visão paternalista de que o Estado é o grande responsável pela saúde de cada um, mas hoje estamos aprendendo que a saúde é um dever de todos. Cada um também é responsável por sua própria saúde ao mesmo tempo em que influencia a saúde de quem está do seu lado”, afirmou.

Ane Pontes disse que as autoridades sanitárias estão tomando as providências para evitar um pico de casos de Covid-19 e ressaltou a importância da colaboração de todos, inclusive evitando utilizar desnecessariamente o sistema de saúde, para que ele não fique sobrecarregado. “Fiquem em casa, tentem restringir o contato e escolham quem não é do grupo de risco para fazer ações externas como ir ao supermercado. Cuidar da alimentação, comer frutas e verduras e beber muita água são fundamentais, além, é claro, de cultivar bons hábitos de higiene”, destacou.

A entrevista foi transmitida ao vivo pela Rádio e TV Câmara e poderá ser vista na íntegra no portal da Casa e por meio de suas redes sociais.