25/03/2020 17h41
atualizado em: 25/03/2020 17h49

Objetivo do encontro foi criar uma ação conjunta para enfrentamento ao coronavírus em Sorocaba e um hospital de referência para atendimento

A Comissão Especial criada para acompanhar as iniciativas o município em relação à pandemia do Covid-19 (coronavírus) realizou, na tarde de hoje (25), uma reunião entre os representantes dos hospitais de Sorocaba e o Poder Executivo, para alinhar as ações em relação ao combate à doença. Participaram do encontro os vereadores Anselmo Neto (PSDB), presidente da comissão, Hudson Pessini (MDB), o relator, além de Renan Santos (PDT), Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL). Também estiveram presentes a prefeita Jaqueline Coutinho e o secretário de Saúde, Ademir Watanabe, o diretor do Departamento Regional de Saúde, Milton Palma, entre outros servidores da saúde municipal.

Na oportunidade, foram apresentadas as estruturas e as ações que cada hospital tem elaborado para atuar no enfrentamento ao coronavírus. A prefeita e o secretário de Saúde explicaram as medidas que o município está tomando no combate a pandemia, como aquisição de suprimentos, instalação de um hospital de campanha, treinamentos de profissionais de saúde, bem como a criação de uma Coordenação Especial para ações obre o Covid-19. “O mais importante no encontro de hoje foi com relação a união que vai existir e a colaboração dos hospitais no combate a essa epidemia do coronavírus”, afirmou o secretário de Saúde, Ademir Watanabe.

“O objetivo maior era trazer os representantes de cada unidade hospitalar de Sorocaba para que eles pudessem, junto com a secretaria de saúde, tomar uma única direção no sentido de combate ao Covid-19 em Sorocaba. O ponto principal é que a Coordenação estabelecida pela prefeitura chegue a um consenso com as demais unidades para que se estabeleça uma porta de entrada, ou seja, um hospital de referência para os casos suspeitos do coronavírus. Isso não foi possível hoje, mas acredito que nos próximos dias já teremos uma definição”, informou Anselmo Neto.

O presidente da comissão especial destacou que a prefeitura vai seguir com o projeto de instalação de um hospital de campanha na Arena Multiuso, para receber os casos intermediários da doença, e deixar o hospital de referência para as situações mais graves, de forma que as UTIs fiquem em apenas um local e não prejudiquem outros pacientes acometidos de outras enfermidades.

“Com essa reunião abriu-se um diálogo, agora a Câmara sai de cena, pois fez o papel dela, e fica o poder executivo com os representantes dos hospitais para que possam seguir naquilo que foi colocado nessa reunião”, conta o relator, Hudson Pessini, sobre a ideia de se criar um centro único para atender os pacientes contaminados pelo coronavírus, para evitar que cada hospital tenha um infectado.

Sobre as ações da comissão especial, Hudson Pessini diz que os trabalhos seguem para outras áreas. “O coronavírus não é só saúde, ta afetando a economia, gerado desemprego”, alertou. Ele conta que os próximos passos serão tratar da questão da suspensão do transporte público na cidade e agendar uma reunião com o secretário da Educação, para avaliar a possibilidade de servir merenda às crianças que necessitam da refeição.