27/03/2020 17h24
atualizado em: 27/03/2020 17h53

Jaqueline Coutinho agradeceu o Legislativo pela devolução antecipada de R$ 1 milhão de para ajudar no combate ao coronavírus

A prefeita Jaqueline Coutinho, após comparecer ao plenário da Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 27, para receber do Legislativo a devolução antecipada da quantia de R$ 1 milhão que será destinada às ações de combate ao coronavírus, concedeu uma entrevista à Rádio Câmara (transmitida ao vivo pela TV Câmara) em que falou das medidas tomadas pela Prefeitura de Sorocaba para prevenir e combater a pandemia e respondeu perguntas de ouvintes e telespectadores.

A prefeita também agradeceu o presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), e a todo o Legislativo sorocabano pela devolução parcial do duodécimo: “Essa devolução de R$ 1 milhão por parte da Câmara é muitíssimo importante, pois vem num momento de grande necessidade. Vamos aplicar esses recursos na aquisição de insumos, medicamentos e serviços na área de saúde visando prevenir e combater o coronavírus” – afirmou Jaqueline Coutinho.

Casos suspeitos – Segundo a prefeita, diariamente a Secretaria Municipal de Saúde faz um balanço dos casos confirmados de coronavírus e envia os dados ao seu gabinete às 17h30. “Hoje, até esse momento, temos 195 casos suspeitos e quatro óbitos ainda não confirmados, mas que podem decorrer do coronavírus, além de um caso confirmado por um laboratório particular”, afirmou Jaqueline Coutinho.

A prefeita explicou que apenas três laboratórios fazem o exame oficialmente no país, sediados nos Estados do Pará, Rio de Janeiro e São Paulo (neste caso, o Laboratório Adolfo Lutz). Reafirmando as diretrizes das autoridades de saúde, Jaqueline Coutinho observou, ainda, que o exame laboratorial só é realizado em pacientes internados ou considerados graves, sendo que nos demais casos suspeitos o exame o diagnóstico é clínico.

“Ações concretas” – A prefeita destacou que sua equipe tem trabalhado diuturnamente, inclusive nos finais de semana, “para viabilizar ações concretas de prevenção e combate à pandemia”, como a implantação do primeiro hospital de campanha na Arena Multiuso e o aumento de 20 leitos na Santa Casa, além da identificação de mais de 130 possíveis leitos em outros hospitais. “As medidas já estão em curso. A decretação do estado de calamidade teve como objetivo agilizar essas ações”, observou.

A prefeita reiterou que as medidas de isolamento social adotadas na cidade seguem as diretrizes preconizadas pelas autoridades de saúde, a exemplo do que vem ocorrendo no mundo. “Essas medidas são necessárias, não são de cunho político, estão baseadas nos estudos das autoridades da saúde”, afirmou. “Não é o momento de medir forças, de embate político, de fogueira das vaidades. O que vai prevalecer sobre a pandemia é o amor ao próximo, a solidariedade, a união de forças”, enfatizou.

Impacto econômico – Diante da preocupação de muitos setores com o impacto econômico da quarentena, Jaqueline Coutinho explicou que o decreto municipal, em conformidade com o decreto estadual, estabelece que o comércio, com exceção dos serviços essenciais, deverá ficar fechado até 7 de abril. A prefeita explicou que a medida, que segue a recomendação de autoridades sanitárias do Brasil e do mundo, tem como objetivo evitar a disseminação do vírus e, consequentemente, de muitos casos que necessitam de internação, o que iria sobrecarregar o sistema de saúde muito além de sua capacidade.

Segundo a prefeita, a sua equipe econômica projeta uma redução de 46% da arrecadação do município devido as medidas restritivas de circulação de pessoas. “Por isso, esse período precisa passar o mais rápido possível e, para isso, é preciso que continuemos firmes no distanciamento social, preservando os nossos idosos. Basta ver o que está ocorrendo na Itália, que está chegando à casa de mais de 900 mortos. É uma realidade triste, que vai exigir do poder público mão firme e responsabilidade em suas ações, sob pena de prejudicar ainda mais o povo”, disse a prefeita.

Merenda escolar – A vereadora Iara Bernardi (PT) enviou um questionamento à prefeita sugerino o apostilamento nos contratos da alimentação escolar para converter os gêneros alimentícios em fornecimento de cestas básicas para os alunos, que estão no Cadastro Único. Jaqueline Coutinho disse que essa medida já está sendo estudada, com o objetivo de oferecer alimentação às crianças sem que haja aglomeração nas escolas. “Muitos alunos têm como única refeição completa do dia a alimentação que recebem na escola. Por isso, é muito importante manter essa alimentação”, concordou.

Respondendo a questionamentos de ouvintes e telespectadores acerca dos moradores de rua, a prefeita disse que já existe uma ação concreta da Prefeitura no sentido de abrigar 130 pessoas em situação de rua, 60 delas no SOS e outras 70 no Clube do Idoso. “Elas terão todo o acolhimento necessário, com refeições e banho, além de atendimento de saúde, se necessário”, disse. A prefeita também adiantou que o entorno das Unidades Pré-Hospitalares e da Unidades de Pronto-Atendimento, passarão a ser higienizadas, duas a cada dia. “Vamos higienizar também os Terminais de Ônibus e a Rodoviária”, contou a prefeita.

No final da entrevista, Jaqueline Coutinho conclamou a população a seguir as recomendações das autoridades de saúde: “Muitas pessoas portadoras do vírus são assintomáticas, então, é uma irresponsabilidade qualquer ato tendente a mudar, agora, esse cenário que é determinado pelas autoridades de saúde. Não se pode instalar o pânico. Não podemos perder a fé de que vamos superar essa pandemia”.