30/03/2020 11h00
atualizado em: 30/03/2020 11h15

Em entrevista à Rádio Câmara (transmitida ao vivo pela TV Câmara) na manhã desta segunda-feira, 30, a nutróloga e endocrinologista Tatiana Abrão falou sobre os cuidados necessários em relação à alimentação durante a quarentena por conta do coronavírus e respondeu a perguntas dos ouvintes.

A doutora ressaltou a importância dos diabéticos terem controle sobre a alimentação, pois, segundo ela, por conta da ansiedade provocada pelo isolamento há o risco das pessoas exagerarem na comida. “Não pode fazer dieta restritiva de cortar tudo, mas também não pode exagerar. 70% das hospitalizações graves por coronavírus são de pessoas obesas ou com sobrepeso, pois elas têm maior complacência pulmonar”, explicou.

Tatiana Abrão recomendou que os diabéticos inclusive aproveitem o período que têm mais tranquilidade em casa para controlar melhor sua glicemia. “É uma oportunidade de aplicar melhor a rotina alimentar, seguindo as dietas e horários de alimentação recomendados”.

A médica enfatizou também a importância dos exercícios físicos e falou que educadores físicos estão disponibilizando na internet treinos para fazer em casa, utilizando inclusive móveis e objetos para isso. Além disso, segundo ela, é importante para quem tenha área livre em casa que faça nesse espaço seus exercícios, aproveitando para ter exposição ao sol, o que estimula a produção de vitamina D pelo organismo.

Sobre vitaminas que contribuam para o sistema imunológico, a endocrinologista afirmou que as melhores fontes são frutas, legumes, verduras, carnes magras e peixes de águas profundas. “Cuidado para não cair em charlatanismo de gente vendendo soro para imunidade, terapias alternativas e medicamentos contra o coronavírus”.

Tatiana Abrão ressaltou também a importância da hidratação. “A água é importante para diversos processos metabólicos, então precisa tomar muita água. De dois a três litros por dia”, afirmou.