06/04/2020 16h56

No local está sendo implantado o hospital de campanha, que deverá receber pacientes de média complexidade durante pico de casos do novo coronavírus

A Comissão Especial criada para acompanhar as iniciativas do município em relação à pandemia do Covid-19 esteve na tarde de hoje, segunda-feira, 6, na Arena Multiuso para acompanhar a implantação do hospital de campanha, que deverá receber pacientes intermediários infectados pelo novo coronavírus, durante o pico da pandemia na cidade.

O presidente e o relator da Comissão, vereadores Anselmo Neto (PSDB) e Hudson Pessini (MDB), conversaram com um dos responsáveis pela obra e verificaram o projeto de implantação do hospital. No momento o espaço está recebendo uma manta impermeável e lavável apropriada para piso de hospitais.

Esta é a segunda visita da comissão, que tem acompanhado de perto a implantação do hospital de campanha. “Hoje retornamos para ver o que está sendo feito. O telhado recebeu um tratamento novo, com reposição de lâmpadas queimadas e o conserto de algumas brechas no forro. Também já foi retirado o piso de madeira, deixando apenas o contrapiso de concreto, e estão colocando agora nessa semana essa manta, para aí sim partir para a instalação elétrica. Amanhã chegam as divisórias de madeira para os leitos”, informa Anselmo Neto.

Sobre o fim das obras, o presidente disse que a intenção é que o hospital de campanha possa receber pacientes em breve. “O cronograma que a Prefeitura nos passou é que até domingo eles conseguem terminar tudo isso para que já na semana que vem, após a Páscoa, possam começar a receber os casos de média complexidade, que não precisam de respiradores ou tratamento intensivo, mas que precisam ficar em isolamento”, afirmou.

Segundo dados do Executivo, serão investidos R$ 850 mil no hospital de campanha que contará com 84 leitos, sendo cinco para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O relator da comissão frisou que, apesar de parecer que ainda não foram realizadas muitas obras no local, o hospital poderá estar em pleno funcionamento em poucos dias. “A montagem desse hospital é rápida, o que estava complicando era a estrutura metálica, que apresentou alguns vazamentos, mas que já foi reparada, assim como a iluminação que era a mesma desde a inauguração da Arena Multiuso. Amanhã chegam as divisórias que são montadas rapidamente. A intenção é que esteja tudo pronto no pico da pandemia em Sorocaba”, disse.

Hudson Pessini também reforçou a importância da população se manter em isolamento social. “Pedimos a colaboração das pessoas para que não saiam do isolamento, para que o pico não chegue a ser maior do que a estrutura disponível para atender essas pessoas. Lembrando que o mundo todo está sofrendo, não apenas Sorocaba. O que podemos fazer é orientar a população”, concluiu.