07/04/2020 15h08

Em entrevista à Rádio Câmara, Hermenegildo Cavalcanti apresentou estratégias de como se precaver e organizar o negócio diante da crise do COVID-19.

O programa Conexão Rádio Câmara (transmitido também pela TV Câmara), com apresentação do jornalista radialista Anderson Santos, recebeu na tarde desta terça-feira, 7, o consultor de negócios Hermenegildo Cavalcanti, que falou sobre estratégias que podem auxiliar pequenos e médios empresários a enfrentar a pandemia do Covid-19.

O executivo, fundador da 242 Academia de Negócios, reforçou que as empresas e prestadores de serviço precisam se reinventar nesse momento para visualizar oportunidades, destacando a empatia e a solidariedade como conceitos indispensáveis no cenário atual.

“Os empresários e empreendedores tem um papel muito importante. Você tem grandes executivos, de empresas com capital e condições, que estão parando sua produção para produzir máscaras, álcool gel e doar. Empresários menores que estão avaliando a situação e mudando seu modelo de negócios. Hoje, mais do que nunca, todos os clientes precisam de ajuda”, afirmou.

O consultor empresarial ressaltou que adaptou seu trabalho para o modelo remoto. “Eu consigo atender os clientes e mais, levar o conhecimento que é super importante no cenário que estamos vivendo. Então se você entrega produtos, parta para o delivery, se você oferta produtos, o que você consegue fazer remotamente?”, exemplificou.

Cavalcanti citou a comunicação como outro ponto importante para os empresários, tanto com os clientes, como com os funcionários. “Esse cenário vai passar. É uma crise que tem os riscos, o medo, mas também tem oportunidades. É preciso serenidade para observar essas oportunidades. Quando essa crise passar, sabemos que o mundo vai mudar, as pessoas vão mudar e os negócios também. Então, quem conseguir se adaptar o mais rapidamente a essa nova realidade, com certeza vai colher os melhores benefícios dessas mudanças que vão ocorrer no mundo”, frisou.

O entrevistado reforçou que a pandemia acelerou a dependência do uso da tecnologio, o que já era uma realidade em muitos negócios. “Com o coronavírus criou-se essa necessidade de usar toda a tecnologia e é dada a oportunidade às empresas se adaptarem a isso. Com relação aos profissionais, tirou todos da zona de conforto. O que você fazia, hoje não necessariamente é a melhor forma para alcançar resultados. É preciso ter essa flexibilidade”, afirmou.

Para os pequenos empreendedores, o consultor citou três caminhos: analisar e ajustar as contas, identificando o que pode ser negociado ou cortado; conectar os clientes, mantendo comunicação direta; e rapidez nas ações. Por fim, Cavalcanti ressaltou a importância da resiliência nesse momento e disse que é necessário “fazer mudanças e olhar o problema de frente”.

“É preciso fazer os ajustes corretos e olhar seu modelo de negócio. Talvez o jeito que você estava conduzindo é que precisa mudar. Essa mudança é necessária para que você passe pelo coronavírus, mas também para te levar a um futuro melhor”, afirmou.

A entrevista o consultor de negócios Hermenegildo Cavalcanti foi transmitida ao vivo, simultaneamente, pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra no portal da Câmara Municipal de Sorocaba e nas redes sociais.