08/04/2020 17h14

Formada por um grupo de voluntários da cidade, o projeto arrecada doações e distribui para famílias necessitadas que são previamente cadastradas

Com o objetivo de auxiliar as famílias de baixa renda que estão em dificuldades financeiras devido à pandemia de coronavírus, foi criado em Sorocaba, por meio de voluntários, um projeto chamado Liga do Bem, que se dedica a coletar doações de mantimentos e kits de higiene para serem distribuídos a essas famílias durante o período de quarentena. Tuane Zampier, uma das idealizadoras do movimento, concedeu entrevista à TV Câmara (transmitida também pela Rádio Câmara), na manhã de sábado, 4, quando falou sobre o projeto.

“Muitas famílias de baixa renda, devido à impossibilidade de saírem de suas casas para trabalhar, devido à pandemia do coronavírus, estão passando fome. Então, resolvemos formar um grupo de pessoas para arrecadar alimentos para distribuir a essas famílias. Além de cestas básicas, estamos arrecadando e distribuindo kits de higiene, com pasta de dentes, papel higiênico e álcool em gel, e cestas verdes, com verduras, legumes e frutas”, explicou Tuane Zampier.

A integrante da Liga do Bem disse que são várias as formas de doação que podem ser feitas, para ajudar no trabalho em prol das famílias carentes. Segundo ela, vários mercados da cidade se prontificaram a arrecadar alimentos para a Liga do Bem junto a seus clientes, bem como empresas sediadas na cidade. “Muitos condomínios residenciais também estão colocando caixas para coletar alimentos dos moradores para serem doados para as famílias”, afirma Tuane Zampier.

Segundo Zampier, o objetivo é ajudar famílias de todas as regiões da cidade e a distribuição das cestas é feita avaliando a real necessidade das famílias por parte da equipe de voluntários. A Liga do Bem, já em seus primeiros dias de atuação, distribuiu 3 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 300 famílias, segundo Zampier. Já foram atendidas famílias de bairros como Lopes de Oliveira e Jardim Marly, entre outros. Para fazer as doações, os voluntários procuram tomar todas as precauções necessárias para evitar o risco de contaminação.

“O momento agora é de solidariedade. Vamos a locais onde falta sabão para lavar as mãos, que dirá álcool gel. Por isso, as doações são importantes. Cada um ajuda como pode”, afirmou Tuane Zampier. Segundo ela, todos os voluntários que integram a Liga do Bem (Fernanda, Tuane, Alisson, Professor Alexandre e Paula) já desenvolvem trabalhos sociais e decidiram juntar forças nesse momento de quarentena. Os interessados em contactar a Liga do Bem para fazer doações, receber ajuda ou atuar como voluntário, podem entrar em contato pelo Whatsapp (15) 99141-7625 ou pelo Facebook.