22/05/2020 16h11
atualizado em: 22/05/2020 16h14

A Rádio Câmara Sorocaba, com transmissão simultânea da TV Câmara, realizou na tarde desta sexta-feira, 22, uma entrevista com o sociólogo, professor e psicanalista Eugênio Rocha, que falou sobre o Projeto Vencer, voltado para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A entrevista é parte das ações do “Maio Laranja”, mês de combate Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao qual o Legislativo sorocabano aderiu por determinação do presidente Fernando Dini (MDB).

Eugênio Rocha contou que o Projeto Vencer é uma organização não governamental empenhada no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, promove palestras em escolas e outras instituições, já tendo realizado a capacitação de mais de 25 mil professores quanto às formas de prevenção do abuso e da violência sexual infantil.

Segundo o psicanalista, os dados oficiais apontam que 175 crianças sofrem abusos diariamente no Brasil, sendo que os números reais podem ser dez vezes maiores, devido à subnotificação de casos. Rocha falou que traumas sexuais podem causar diversos problemas futuros às vítimas, tais como disfunções físicas e emocionais, diabetes e problemas cardíacos.

O entrevistado argumentou que a melhor forma de combate é a prevenção, por meio da promoção do tema principalmente nas escolas. “A maioria dos casos de abuso são iniciados com sutileza, por isso crianças precisam entender como agem os abusadores, o que não pode ser pedido a uma criança e onde ela não pode deixar ser tocada”. Rocha enumerou também sinais comumente emitidos por uma criança ou adolescente que pode ter sofrido violência sexual: mudança comportamental, isolamento, agressividade, resistência para voltar para casa, baixo rendimento escolar; assim como transtornos fisiológicos como urinar na cama depois de ter obtido controle sobre isso, medo de ficar sozinha com certas pessoas, pesadelos.

Por fim, Eugênio Rocha disse que as denúncias de abuso sexual podem ser feitas de maneira anônima pelo telefone Disque 100 (canal de denúncia de violação de direitos humanos).