03/06/2020 11h51
atualizado em: 03/06/2020 11h53

O agente de trânsito Alex de Góis alerta que a Zona Azul volta a funcionar e falou dos cuidados que se deve ter no trânsito

Os cuidados que motoristas, motociclistas e pedestres devem ter no trânsito, bem como a volta do funcionamento da Zona Azul, foram tema da entrevista que o agente de trânsito Alex de Góis, da equipe de “amarelinhos” da Urbes Trânsito e Transportes, concedeu à Rádio Câmara na estreia do programa Radar Cidadão, nesta quarta-feira, 3, que, conforme explica Priscilla Radighieri, coordenadora da rádio, será pautado por sugestões dos próprios ouvintes.

Alex de Góis iniciou a entrevista enfatizando os cuidados que os motociclistas devem ter no trânsito, uma vez que o período de isolamento social fez com que aumentasse o fluxo de motocicletas, devido à grande demanda pelos serviços de entregas. “O motociclista é quem faz sua própria segurança. Ele deve estar sempre com uma roupa adequada, manter a viseira do capacete abaixada, fixar corretamente no pescoço a cinta jugular e usar calçado fixo no pé”, explica.

Infrações comuns – Furar o sinal vermelho e excesso de velocidade são duas das infrações mais cometidas pelos motociclistas, segundo Alex de Góis, que também destacou, como infrações mais frequentes, transitar com a moto sobre calçadas ou sobre o canteiro central. Todas elas, conforme alertou, são consideradas gravíssimas. Quanto ao uso de máscara pelos motociclistas, o agente de trânsito explicou que não é obrigatório, mas recomendou que ela seja usada.

Outro alerta feito pelo agente de trânsito é quanto ao farol da motocicleta, que deve estar sempre acesso, mesmo que o motociclista esteja trafegando durante o dia. Também observou que o capacete tem prazo de validade, que é, em média, de três anos a partir da data de fabricação. “Caso ela caia de uma grande altura, pode sofrer avarias e precisa ser trocado”, observa. Alex de Góis também explicou que o transporte de crianças em motocicletas só pode ser feito a partir dos 7 anos, com capacete infantil e vestimenta adequada, inclusive calçado fixo.

Alex de Góis também disse que os motociclistas se queixam da falta do uso de setas pelos motoristas. “A seta é fundamental e o motorista deve usá-la sempre que necessário, ao fazer uma conversão ou mudar de faixa, por exemplo. Infelizmente, o não uso de seta por parte dos condutores de veículos é uma constante em praticamente todas as cidades brasileiras, não só em Sorocaba”, lamenta.

Faixas de pedestres – O agente também discorreu sobre as faixas de pedestres, comuns e elevadas, e explicou os cuidados que os pedestres devem ter ao fazer a travessia, bem como recomendou aos motoristas que liguem o pisca-alerta quando há um pedestre atravessando nas faixas em que não há semáforo e o pedestre tem a preferência. Lembrou, ainda, que o pedestre, mesmo quando tem a preferência, não deve se jogar na rua, olhando antes, com atenção, e acenando para o motorista com o intuito de informar que pretende fazer a travessia.

Alex de Góis enfatizou os cuidados que se deve ter no transporte de crianças em veículos e alertou que o uso da cadeirinha continua sendo obrigatório, variando conforme a idade: para o recém-nascido até 1 ano de idade, o transporte é no bebê-conforto, com a criança olhando para trás, para proteger seu pescoço; de 1 ano a 4 anos, a criança passa para a cadeirinha, olhando para frente; e de 4 a 7 anos, passa a usar assento elevatório, com cinto de segurança, que é obrigatório para todos; e dos 7 aos 10 anos, deve permanecer no banco de trás.

Além da volta da Zona Azul, o agente de trânsito alertou que, mesmo não havendo aulas, as vagas destinadas às vans escolares são reservadas exclusivamente para elas e não podem ser utilizadas pelos demais veículos. Por fim, o agente de trânsito informou que a Urbes disponibiliza o telefone 118 para sanar dúvidas dos cidadãos a respeito de trânsito e transporte, bem como dispõe de uma página na Internet com diversas informações. A entrevista, transmitida ao vivo pela Rádio Câmara, ficará disponível no portal da Câmara Municipal de Sorocaba e em suas redes sociais.