04/06/2020 17h06

Entre diversos assuntos, Fernando Dini falou sobre a abertura do comércio e retorno das sessões ordinárias presenciais na Câmara Municipal

As ações da Câmara Municipal de Sorocaba em relação à prevenção e combate à epidemia do coronavírus foram tema de entrevista concedida pelo presidente Fernando Dini (MDB) à TV Câmara na tarde desta quinta-feira, 4. “Temos principalmente o dever de zelar pela vida de todos através de ações desenvolvidas na cidade, mas temos que ter a compreensão que nesse momento atípico todos têm sua parcela de contribuição para não propagação do vírus, que é perigoso e pode matar”, salientou.

O presidente da Câmara falou sobre a abertura do comércio da cidade, iniciada nessa semana, e ponderou que a prefeitura poderia tê-la feito melhor. “Discordo do horário de quatro horas diárias, porque as pessoas precisam sair, ir às compras, e esse período não condiz com a necessidade da cidade. Precisamos ampliar o horário para no mínimo seis horas, respeitando as condições impostas pela Organização Mundial da Saúde de distanciamento, higiene, uso de máscaras e álcool em gel”, afirmou, acrescentando que mais ônibus precisam ser colocados à disposição da população, principalmente nos horários de pico, também com o intuito de evitar aglomerações.

Sessões ordinárias – Fernando Dini lembrou que as sessões ordinárias presenciais voltarão a ser realizadas presencialmente a partir da próxima quarta-feira, dia 10, uma vez por semana, a princípio, e ainda sem presença de público no local. Já a partir do mês de julho voltarão a ser duas sessões ordinárias por semana, todas as terças e quintas-feiras.

O vereador informou também que, por deliberação da Mesa Diretora, a Câmara voltou a realizar atendimento ao público presencialmente, em jornada reduzida das 10 às 14 horas, e com algumas restrições necessárias para preservar a segurança e saúde de todos, tais como obrigatoriedade de uso de máscaras, distanciamento seguro e presença de 26 pessoas por vez dentro do prédio do Legislativo (20% da capacidade).

Em seguida, Dini comentou dois requerimentos de sua autoria, que serão apreciados na próxima sessão ordinária, referentes à proteção dos mais vulneráveis diante da pandemia.

Economia de recursos – O presidente destacou o anúncio recente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de R$ 520 mil economizados mediante redução de contratos do Legislativo. “Desse montante, conforme já conversado com a prefeita, R$ 250 mil devem retornar para a Secretaria de Segurança Pública, para reforço da Guarda Civil Municipal, que faz parte do contexto de proteção especial nesse momento. O restante será revertido para a Saúde, para o combate à pandemia”.

Fernando Dini falou também sobre a campanha interna “Rede Solidária de Doação de Leite”, que apoia ação organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) em benefício de famílias em situação de vulnerabilidade social que, durante a pandemia, estão sem renda. Para quem quiser participar da iniciativa, o Legislativo disponibilizou um ponto de arrecadação na entrada principal da Câmara, onde devem ser depositadas as doações. A ação segue até o dia 25 de junho.

A entrevista com o presidente Fernando Dini, transmitida ao vivo pela Rádio Câmara e pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET e Canal 9 da Vivo), pode ser assistida na página do Facebook da Câmara Municipal, através do link https://www.facebook.com/camarasorocaba/videos/281317826324405/.