19/06/2020 11h20

O vereador e o advogado Ivo Peres discorreram sobre a importância do trabalho voluntário na cidade

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e o advogado Ivo Peres, ex-presidente da Apae e atual diretor da entidade, além de atuar em outras entidades beneficentes, participaram do programa “Câmara Debate” da TV Câmara na manhã desta sexta-feira, 19, quando falaram sobre o trabalho voluntário em Sorocaba em suas várias frentes de atuação.

João Donizeti enfatizou: “Temos que despertar em todos os seres humanos uma consciência de coletividade. Viemos a esse mundo para servir, cada um do seu jeito, para o bem da coletividade, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta”, enfatizou, observando que uns servem no voluntariado, outros no setor público, outros na iniciativa privada. “O importante é desenvolver e praticar essa consciência universal de servir”, disse.

“O que faz uma pessoa se tornar voluntária é a vontade de ajudar, de fazer o bem. Fora da caridade, não há salvação. Fazer o bem aos outros, nos faz bem. Ao invés de atirar pedras, vamos carregar pedras”, afirmou Ivo Peres. O advogado defende a redução do tamanho do Estado, afirmando que a própria sociedade está demonstrando durante a pandemia de coronavírus que sabe se mobilizar para ajudar o próximo.

Papel do voluntariado – Os entrevistados fizeram questão de enfatizar o papel do voluntariado em Sorocaba, que, segundo eles, sempre teve uma importância histórica, que tem sido reforçada nesse período da pandemia. “Tenho comigo que, após essa pandemia, a sociedade deverá ter uma consciência muito maior ainda com relação à importância das ações de solidariedade e voluntariado”, destacou João Donizeti.

O vereador salientou, ainda, a necessidade de o cidadão fiscalizar o poder público, o que, no seu entender, é também uma forma de solidariedade social, pois é uma atitude que almeja a cidadania e o bem comum. Corroborando João Donizeti, Ivo Peres observou que a participação do cidadão na vida pública, que não se confunde necessariamente com a atuação partidária, é essencial para esse trabalho fiscalizador.

Ivo Peres defende o fortalecimento das ouvidorias, possibilitando aos ouvidores a capacidade de receber as denúncias e tomar a providências necessárias para que elas sejam apuradas. Segundo ele, os órgãos de controle do setor público, muitas vezes pecam pela burocracia, deixando escapar grandes desvios de recursos em apresentações de contas que, formalmente estão corretas, enquanto a falta de um carimbo numa conta em que não houve desvio pode acarretar a condenação do gestor. “Essa burocracia, essa maneira de se fiscalizar, tem que mudar”, enfatizou.

João Donizeti também defendeu o fortalecimento das ouvidorias, para que elas possam ter ações mais efetivas em todos os poderes constituídos para ajudar o próprio gestor público. “Hoje, já temos a ouvidoria, a controladoria e a corregedoria. São três órgãos importantíssimos, mas precisamos fazer com que sejam mais valorizados, e, sobretudo, que haja uma resposta para a população”, disse João Donizeti.

No final da entrevista, João Donizeti destacou que a Câmara Municipal tem o papel de ouvir a sociedade e enfatizou que propostas como a de Ivo Peres, no sentido de valorizar as ouvidorias, dando a elas mais autonomia, é fundamental para o aperfeiçoamento do setor público e de suas relações com a sociedade. Ivo Peres, por sua vez, enfatizou a importância do apoio da sociedade para as entidades beneficentes de Sorocaba.

A entrevista, transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo), ficará disponível nas redes sociais da Casa.