19/06/2020 12h12

A vereadora também falou do seu projeto que cria a Patrulha Maria da Penha

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) concedeu entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 19, quando falou das ações do seu mandato e do combate à pandemia de coronavírus, que, conforme enfatizou, continua sendo motivo de muita preocupação, em face da grande ocupação de leitos de UTI na cidade, com um aumento expressivo do número de casos.

Para a vereadora, o número de casos deve ser superior aos dados oficiais. “Estamos sempre atrasados em relação à realidade do Covid-19, pois temos os casos assintomáticos. Várias pesquisas mostram que o número real de casos pode ser de cinco a dez maior do que o que vem sendo divulgado pela imprensa”, alerta. “Por isso, o isolamento social ainda é importante”, afirma a vereadora, alertando que muitas pessoas estão se acostumando com a pandemia e deixando de tomar os devidos cuidados.

Merenda Social – Fernanda Garcia defendeu a ampliação do Cartão Merenda Social para todos os cerca de 60 mil alunos da rede municipal de ensino e não apenas para o universo de menos de 10 mil alunos que estão no Cadastro Único. “E ainda ficamos sabendo que não basta estar no Cadastro Único, é preciso estar no Bolsa-Família também; então, algumas famílias acabam perdendo esse direito”, observa a vereadora, acrescentando que está havendo muita confusão na distribuição do cartão, prejudicando as crianças e suas famílias.

Fernanda Garcia conta que, no Dia do Meio Ambiente, ingressou com representação no Ministério Público para que seja cumprida a lei municipal que prevê desconto no IPTU para os moradores que plantem e mantenham uma árvore na calçada em frente ao seu imóvel. “Essa lei existe desde 2012 e, em 2017, aprovamos uma lei que prevê sua divulgação. E nenhuma das duas vem sendo cumprida, por isso entramos com a representação e o Ministério Público acatou nosso pedido e já está questionando a Prefeitura”, afirma.

Para Fernanda Garcia, Sorocaba não tem um projeto de urbanização que pense no meio ambiente e um dos motivos, segundo ela, é a especulação imobiliária, pois, no seu entender, “vivemos num sistema capitalista que pensa no lucro e coloca a qualidade de vida em segundo plano”. Mas a vereadora ressalta que há muitas pessoas que têm uma visão diferente e estão se mobilizando para mudar essa realidade.

Patrulha Maria da Penha – Fernanda Garcia também explicou seu projeto de lei que propõe a criação da Patrulha Maria da Penha, dentro da Guarda Civil Municipal. Segundo ela, a referida patrulha terá como objetivo dar um suporte às mulheres que estão sob medida protetiva da Justiça, inclusive de forma preventiva, fazendo rondas na residência. A vereadora observa que, além do treinamento para exercer esse trabalho, é importante que os integrantes da Patrulha Maria da Penha tenham empatia pela causa e se sensibilizem com a violência contra a mulher.

Fernanda Garcia explicou, ainda, que como o Legislativo não pode tomar a iniciativa de projetos que gerem despesa, ela encaminhou sua proposta para que o Executivo possa analisá-la e encampá-la. “Nosso projeto vai trazer benefícios para muitas mulheres em Sorocaba, inclusive para suas crianças, que também são muito prejudicadas e muitas vezes são esquecidas. Esse projeto já deu certo em outras cidades e tem tudo para dar certo, reduzindo os casos de violência doméstica em Sorocaba”, enfatizou.

A entrevista foi transmitida ao vivo e ficará disponível nas redes sociais.