19/06/2020 13h21
atualizado em: 19/06/2020 13h25

Mobilização da Escola do Legislativo e da Mesa Diretora levou 25 funcionários ao Hemonúcleo de Sorocaba na semana do Dia Mundial do Doador de Sangue

Vinte e cinco funcionários da Câmara Municipal de Sorocaba aderiram à mobilização da Escola do Legislativo e da Mesa Diretora da Casa e doaram sangue nesta sexta-feira, 19. A ação integra a Campanha Junho Vermelho, de incentivo à doação de sangue, e marca a passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no último dia 14.

“Hoje estamos praticando a cidadania, em busca do bem comum. Quero parabenizar a todos os funcionários que se disponibilizaram a ajudar o Banco de Sangue a manter seu estoque e sua capacidade de atender quem mais precisa. Sabemos que cada doação salva quatro vidas, então estamos aqui dando um exemplo e esperamos que outras pessoas também se mobilizem”, ressalta o presidente Fernando Dini (MDB).

Um dos doadores do grupo, o vereador Péricles Régis (MDB) chama a atenção para a importância da doação de sangue nesse momento de isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus. “As pessoas estão com medo de sair de casa e o banco de sangue registrou uma diminuição nas doações. Por isso é tão importante que você venha fazer sua doação. Não dói, é rápido, não custa nada e você pode salvar vidas com esse gesto nobre”, ressalta o parlamentar.

O banco de sangue segue funcionando dentro das orientações e regras de distanciamento, para não colocar colaboradores e doadores em risco. A servidora Silvia Assunção Vieira destaca que o hemonúcleo está preparado para receber os doadores com segurança. “É muito tranquilo e está muito bem organizado. Acho que todos deveriam criar esse hábito, não apenas doar esporadicamente, mas fazer disso uma norma, uma ou duas vezes ao ano”, afirma a servidora.

Como regra geral, para se tornar um doador é necessário apresentar bom estado de saúde, pesar mais de 50 quilos, e ter entre 16 e 60 anos - para os menores de 18 anos, é preciso autorização dos pais. Mulheres podem realizar três doações por ano, com intervalo mínimo de três meses, homens quatro doações por ano, com intervalo de dois meses.

Doação na pandemia – Os estoques de sangue precisam ser mantidos durante a pandemia da Covid-19. O Hemonúcleo de Sorocaba é responsável por todo o estoque de sangue da cidade e região, com uma média de 2.700 doações de sangue por mês. Porém, devido à pandemia e o consequente distanciamento social, foi registrada uma queda de 30 a 40 por cento nas doações.

Também em virtude da pandemia, houve algumas alterações de protocolo no Banco de Sangue. Pessoas com febre, sintomas gripais, tosse, coriza, falta de ar ou algum cansaço que possa ser um quadro suspeito de Covid-19 não podem doar. Infectados pela Covid-19 só podem doar depois de 30 dias da recuperação completa; o mesmo prazo é válido para casos de contato com pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19.

O Hemonúcleo de Sorocaba atende de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30, no Hospital Leonor de Barros, no Conjunto Hospitalar, na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Faculdade. Os doares de sangue dispõem de estacionamento gratuito.