23/06/2020 09h28

Vanessa Machado, Bruno Neves e Ariane Ribeiro, da Ação Comunitária Inhayba, falaram sobre o projeto em entrevista à TV Câmara

Como parte das atividades do “Junho Vermelho”, integrantes do Projeto Tenda das Artes, desenvolvido no Inhayba, bairro rural situado na região de Brigadeiro Tobias, concederam recente entrevista à TV Câmara, quando explicaram as razões e as atividades do projeto, que integra a Associação Comunitária Inhayba, fundada em 2002.

A coordenadora do projeto, Vanessa Cristina Machado, da Ação Comunitária Inhayba, falou sobre as atividades do programa e o combate ao trabalho infantil, acompanhada pelo coordenador de atividades culturais do Projeto Tenda das Artes, Bruno Neves Viana, e a educadora de inteligência emocional do projeto, Ariane Ribeiro de Oliveira Silva.

O Projeto Tenda das Artes atende adolescentes de 12 a 17 anos, oferecendo oficinas de inteligência emocional, grafite e danças urbanas, e conta com uma equipe técnica formada por assistente social, psicólogo e um coordenador. Segundo Ariane Ribeiro, é feito um levantamento socioeconômico da região, para ver quais os adolescentes que se enquadram no projeto. “Também fizemos uma divulgação do projeto nas escolas”, conta.

Bruno Neves acrescenta que os diretores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas da região ajudaram na identificação do público mais vulnerável. “No projeto, através das nossas rodas de conversa, esses adolescentes conseguem expressar o que estão passando e são acompanhados pelo psicólogo e assistente social, sempre em interação com a família, que é fundamental para que esse trabalho aconteça”, conta.

Segundo Ariane Ribeiro, a resposta das famílias às propostas do Tenda das Artes tem sido muito positiva, uma vez que, conforme enfatiza, muitos adolescentes alcançam um grande desenvolvimento pessoal ao participar do projeto, melhorando o relacionamento em casa e com os colegas e aumentando seu comprometimento com as atividades não só do projeto, mas também da escola que frequentam.

Bruno Neves explica que a ideia de criar o Projeto Tenda das Artes nasceu da percepção de que os que havia muitos adolescentes em situação de vulnerabilidade na região do Inhaíba e que a proposta do projeto é também uma forma de combate ao trabalho infantil, propiciando aos adolescentes uma série de atividades lúdicas.

Apoio do Fundo – Vanessa Machado afirma que o Projeto Tenda das Artes conta com o apoio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Esse fundo capta os recursos, através do Imposto de Renda, de doações, para que projetos como o Tenda das Artes, entre muitos outros, possam desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, destaca, conclamando a população a fazer doações para o fundo através do Imposto de Renda.

Vanessa Machado observa que Ação Comunitária Inhayba já desenvolve um trabalho social sistemático com a comunidade da região, o que vem fazendo há 17 anos, e acrescenta que o Projeto Tenda das Artes veio se somar a esse trabalho, focado nos adolescentes. “A Ação Comunitária desenvolve atividades de contraturno escolar, ligadas à convivência e ao fortalecimento de vínculos”, explica.

Ariane Ribeiro conta que seu trabalho no projeto, como educadora de inteligência emocional, é ajudar os adolescentes a reconhecer e administrar suas emoções, desenvolvendo empatia com o próximo e alcançando um desenvolvimento mais saudável. “As oficinas de grafite e danças urbanas têm como objetivo atrair os adolescentes para que, dentro do projeto, se possa trabalhar com eles de forma integral”, observa. Os educadores do projeto relatam que os jovens se sentem acolhidos no projeto e há casos de adolescentes que superaram até depressão.

Durante o isolamento social motivado pela pandemia de coronavírus, a equipe do Tenda das Artes conta que desenvolveu estratégias para continuar mantendo o vínculo com os adolescentes atendidos pelo projeto, recorrendo a ferramentas virtuais e desenvolvendo videoaulas. Segundo Ariane Ribeiro, quando o adolescente tem dificuldade de acesso à Internet, a equipe oferece a ele um suporte presencial, indo até sua casa para ajudar nas atividades.

A Ação Comunitária Inhayba, dentro da qual o Projeto Tenda das Artes se insere, conta com uma página na Internet (https://www.inhayba.org.br/) em que podem ser encontradas informações sobre suas atividades, inclusive formas de contribuir com o projeto. O telefone de contato da Ação Comunitária Inhayba e do Projeto Tenda das Artes é (15) 3236-4500.