24/06/2020 08h16
atualizado em: 24/06/2020 08h24

Fernando Dini (MDB) recebeu os sindicalistas, acompanhados pelo vereador Francisco França (PT)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), recebeu o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região, Adalberto de Souza Carvalho, acompanhado pelo vereador Francisco França (PT) e pelo presidente licenciado da entidade, Paulo Eustasia. Os sindicalistas, que estiveram na Câmara na manhã de terça-feira, 23, se queixam da falta de diálogo da direção da Urbes com a diretoria do sindicato.

Fernando Dini destacou a “consciência política” do sindicato no sentido de buscar a mediação do Legislativo em relação aos impasses que envolvem o sindicato, a Urbes e as concessionárias de transportes Consor e STU, que motivaram o protesto de paralisação dos trabalhadores do transporte na última segunda-feira, 22. “O sindicato não quer que as coisas tomem o caminho indevido, da paralisação, e veio buscar a mediação do Legislativo”, ressalta o presidente da Casa.

Os sindicalistas Adalberto Carvalho e Paulo Eustasia reclamam da dificuldade de diálogo com a direção da Urbes, sobretudo para resolver as pendências relativas ao adiantamento de salário. Segundo o sindicato, a categoria teve seu salário reduzido devido à adesão das empresas à Medida Provisória 936, que permite a redução de jornada de trabalho durante o isolamento social motivado pela pandemia de coronavírus.

Francisco França afirma que é inaceitável a forma como a categoria vem sendo tratada. “A categoria já está sob os efeitos da Medida Provisória, recebendo o básico, dependendo do adiantamento do governo. Mas quando chega no dia, o pagamento não é feito, como ocorreu na sexta-feira”, observa França, acrescentando que o Executivo e as empresas se eximem de suas responsabilidades, “uma parte culpando a outra pelo problema e prejudicando a categoria profissional”.

Em virtude desse impasse, os sindicalistas resolveram procurar o presidente da Câmara Municipal, para inteirar o Legislativo acerca dos problemas do transporte público, como redução de frota e atraso de pagamento. “O sindicato está buscando a intermediação do Legislativo”, ressaltou França. Por sua vez, Fernando Dini enfatizou que é fundamental a interlocução entre as partes e que a Câmara vai atuar para promover esse diálogo.