25/06/2020 15h33

A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou nova denúncia sobre a falta de condições adequadas de trabalho no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. No novo documento, apensado ao anterior, a parlamentar relata que os servidores da área de radiologia só conseguem fazer testes para contaminação por COVID19 quando apresentam sintomas, mesmo eles tendo contato diário com pacientes positivados para a doença.

Além disso, ela relata uma atitude que aponta para uma tentativa de burlar a fiscalização: durante o dia, são fornecidas aos trabalhadores máscaras N95. Mas, durante a noite e sem perigo de haver fiscalização, as máscaras são negadas e em seu lugar são fornecidos óculos e Face Shild.

Os funcionários também relatam que na clínica médica existem pacientes positivos de COVID-19 e os funcionários transitam sem os equipamentos adequados, sendo que a única barreira física responsável por segregar pacientes acometidos pelo COVID-19 dos demais, é uma porta simples, a qual, pelo modelo operativo, é aberta constantemente.

Já na psiquiatria, na Politrauma, e nos corredores, existe lotação, pacientes circulando sem testagem, assim como profissionais da enfermagem e medicina (nesse caso especialmente residentes) circulando sem proteção.

Outro aspecto da denúncia diz respeito ao uso de luvas de material impróprio: as luvas ofertadas aos profissionais de saúde, da fabricante DESCARPACK DESCARTÁVEIS DO BRASIL LTDA, descrita como “Luvas de vinil com pó Descarpak”, são desenvolvidas para proteção de profissionais da saúde sempre que não houver contato com fluidos orgânicos.

Segundo recomendações do próprio fabricante, essas luvas não devem ser utilizadas para procedimentos que demandam contato com fluidos orgânicos, o que, segundo relatado por funcionários e servidores, não está sendo respeitado, uma vez que as mesmas são utilizadas para procedimentos diversos como coleta de sangue, assepsia bucal, corporal, de traqueostomia, troca de curativos e de drenos, enfim, disponibilizada para uso geral dos procedimentos no âmbito do Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Por fim, o capote, ou avental de face oferecido aos servidores, não aparenta atender as recomendações estabelecidas pela ANVISA, não possuindo identificação ou Certificado de Aprovação (CA) pelo Ministério do Trabalho.

A denúncia está sendo enviada ao Ministério Público; ao Ministério Público do Trabalho; à Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Sorocaba; à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; ao Departamento Regional de Saúde de Sorocaba - DRS XVI; ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo; e à Comissão Externa de Ações Contra o Coronavírus – Câmara Federal.

(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)