26/06/2020 12h33
atualizado em: 26/06/2020 12h34

O deputado Rodrigo Gambale (PSL) participou da reunião, comandada pelos vereadores Anselmo Neto e Hudson Pessini

A Comissão Especial de Combate ao Covid-19, presidida pelo vereador Anselmo Neto (Podemos), juntamente com o vereador Hudson Pessini (MDB), reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 26, com representantes de academias de Sorocaba, que reivindicam do poder público a reabertura das academias na cidade. O deputado estadual Rodrigo Gambale, do PSL, participou do encontro, realizado na Sala de Reuniões da Câmara Municipal, com o objetivo de levar as reivindicações também para o âmbito do governo estadual.

O vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, Pedro Roberto Pereira de Souza, acompanhado de outros profissionais da área, destacou que o professor de educação física, hoje, é reconhecido como um profissional da saúde, enfatizando que as academias não cuidam somente da estética ou da prática de esporte, mas da saúde como um todo, inclusive em relação à saúde mental, como pontuaram outros representantes de academia presentes à reunião. O membro do conselho citou pesquisa realizada em Oslo, na Noruega, que mostrou a importância da atividade física realizada em academias para melhorar a saúde durante a pandemia.

Os representantes do setor enfatizaram que as academias, mesmo antes da pandemia, já eram preocupadas com os procedimentos de higiene e garantiram que, caso sejam autorizadas a funcionar, serão ainda mais rigorosas com a higiene do que outros estabelecimentos. Destacaram, ainda, que o próprio cliente da academia será um fiscal dessas normas de higiene, pois não vai se dispor a frequentar uma academia em que corre o risco de ser contaminado. Também se queixaram de que os argumentos técnicos-científicos dos profissionais de Educação Física – que também têm curso superior e realizam pesquisa acadêmica – não estão sendo levados em consideração pelo Governo do Estado, o Ministério Público e a Justiça.

O vereador Hudson Pessini e Anselmo Neto ressaltaram a importância dos subsídios técnicos que os profissionais da área podem oferecer para embasar o pedido de flexibilização, inclusive com o reconhecimento médico de que a atividade da academia é essencial para a saúde do indivíduo.

Por sua vez, o deputado estadual Rodrigo Gambale enfatizou que, com base na decisão do Supremo que considera as medidas de saúde como competência concorrente entre União e Estados, a tendência da Justiça é referendar as medidas estaduais de fechamento. Para o deputado, para convencer o governo estadual do contrário, é preciso a união e a mobilização das academias pelos meios virtuais possíveis e se comprometeu a levar as reivindicações do segmento, com argumentos técnicos, para a discussão com os gestores estaduais da pandemia.