26/06/2020 12h44

Fernando Dini (MDB) destacou as campanhas de doação de leite e de doação de sangue desenvolvidas pela Escola do Legislativo

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), fez o balanço semanal das ações do Legislativo no combate à pandemia de coronavírus, em entrevista à TV Legislativa, concedida na manhã desta sexta-feira, 26. O parlamentar destacou, entre outras ações, a doação de sangue realizada por servidores e vereadores e a campanha de doação de leite para famílias necessitadas, ambas promovidas pela Escola do Legislativo.

“Tivemos uma semana de turbulência, em que estamos colhendo os reflexos de quinze dias atrás, daqueles que não respeitaram o isolamento social e fizeram aglomerações. Com isso, estamos vivendo um momento triste em nossa cidade e precisamos trabalhar cada vez mais para amenizar o sofrimento desse povo sério, correto, pagador de impostos e que espera atitudes benéficas do Executivo e do Legislativo”, afirma Dini.

O presidente da Casa enfatizou que o Legislativo está fazendo sua parte e dando sua contribuição. “Na semana passada, mais de 25 servidores da Câmara fizeram doação de sangue, dentro das celebrações do ‘Junho Vermelho’, que é o mês dedicado a promover as doações de sangue”, destaca Fernando Dini, que parabenizou todos os servidores e vereadores que participaram da doação, destacando, ainda, o papel da Escola do Legislativo na produção de informações sobre a importância da doação de sangue.

Doação de leite – Fernando Dini também destacou a campanha de doação de leite promovida pelo Legislativo, que está sendo concluída nesta sexta-feira, 26. “Mais de 200 litros já foram arrecadados para serem distribuídos para os que mais necessitam, numa parceria entre a Escola do Legislativo e o Fundo Social de Solidariedade”, afirma. Dini lembra, ainda, que os trabalhos legislativos tiveram continuidade, com a última sessão virtual tendo sido realizada na quarta-feira, “quando foram debatidas e aprovadas propostas importantes para a cidade”.

O vereador lamentou a ocupação de quase 100% dos leitos de UTI na cidade. “É uma situação triste, lamentável. Não imaginávamos passar por um colapso do sistema de saúde, como o que ocorreu em cidades como Manaus. Ontem, foram apresentados mais alguns leitos no Conjunto Hospitalar, no Adib Jatene e na Santa Casa e, para a semana que vem, existe a previsão de mais cinco leitos na Santa Casa. Mas nada disso será suficiente se não tivermos a prudência do isolamento social, só saindo de casa se necessário e tomando todas as providências de higiene e uso de máscara”, enfatizou.

Transporte escolar – Fernando Dini falou de sua luta para que os condutores de vans escolares possam atuar em outras atividades, em caráter temporário, durante esse período de pandemia. “Os condutores de vans escolares estão passando por enormes dificuldades, devido ao fechamento das escolas, por isso, estou propondo que eles possam ser beneficiados também com o auxílio emergencial”, afirma o parlamentar.

O presidente da Câmara também cobrou do Executivo a liberação de atividades pedagógicas para os alunos da rede municipal de ensino. “Lembrando que a Câmara Municipal, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, já está divulgando na TV Câmara, uma série de atividades pedagógicas, de caráter complementar, para que os alunos possam desenvolver em casa, com sua família. É a nossa contribuição, através da Escola do Legislativo”, enfatizou.

Mas Dini cobrou mais celeridade nas medidas em prol da comunidade escolar, como a expansão do Cartão da Merenda Social para atender todos os alunos da rede e não apenas os que integram o Cadastro Social e a Bolsa-Família. O vereador lembrou, ainda, o caso da Escola Clave de Sol, que atende crianças especiais, e passa por dificuldade para se manter, uma vez que depende de recursos estaduais, que não estão sendo repassados. “A escola veio buscar o apoio do Legislativo, nesta semana, e teve esse apoio. Já estamos atuando para que a escola não deixe de receber o repasse estadual, que é vital para poder continuar atendendo seus alunos”, adiantou.

Fernando Dini destacou, também, as reuniões que vem realizando com o sindicato dos condutores e com a Urbes, visando garantir a qualidade do transporte público durante a pandemia. “A população precisa de um transporte público higienizado, sem superlotação, com mais ônibus nas linhas, especialmente nos horários de pico. E precisamos evitar paralisações do transporte, através do diálogo, e é isso que estamos buscando, com o sindicato e com a Urbes. O Legislativo está fazendo essa mediação”, garante.

O parlamentar também divulgou o serviço “Escuta Acolhedora”, da Prefeitura Municipal, que é feito por profissionais, com o objetivo de amparar psicologicamente as pessoas acometidas de Covid-19 e suas famílias, que ficam em isolamento, através do telefone 3238-2400, diariamente, das 8 às 18 horas. O vereador explicou, ainda, as medidas de prevenção da pandemia no âmbito do Legislativo, que exigiram a volta das sessões virtuais e a redução do funcionamento para o período das 8 às 14 horas, com exceção da telefonia e da comunicação.

Por fim, Fernando Dini destacou que, nesse período de pandemia, é necessário se reinventar, desenvolvendo a compaixão e a solidariedade com aqueles que mais precisam: “Essa é a nossa missão e é nessa missão que iremos continuar”.