26/06/2020 13h15

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e o advogado João Leandro da Costa Filho, participaram do programa “Câmara Debate” da TV Câmara nesta sexta-feira, 26, quando falaram sobre o atual cenário de pandemia na cidade e região de Sorocaba.

João Donizeti destacou que as circunstâncias impostas pelo coronavírus não têm precedentes e recomendou prudência. “Ninguém tem uma experiência com essa relação da pandemia, é algo novo para a cidade, o país e toda a humanidade. É preferível pecar pelo excesso de zelo”. O vereador reconheceu os prejuízos econômicos, mas demonstrou otimismo sobre a recuperação. “Logo vamos entrar no processo da diminuição da curva de contaminação e tenho certeza que daí serão tomadas medidas de voltar a abrir o comércio e serviço da cidade”.

Sobre o conflito entre saúde e economia, fruto do isolamento social, João Leandro ressaltou que o momento é preocupante, mas em sua avaliação, a vida precisa ser priorizada. “Toda vez que a saúde e a vida conflitam com outros temas, como a economia, opte pela vida. Nada pode ser mais importante do que preservar a vida”.

Ex-secretário municipal de Governo na gestão Antônio Pannunzio, o convidado lembrou sua experiência no Executivo durante o surto de dengue que acometeu 55 mil pessoas em Sorocaba, com quase 40 óbitos, e traçou um paralelo com a situação atual. “Foi um momento muito difícil, em que também tivemos que sacrificar outras atividades do governo para cuidar da vida das pessoas”.

O vereador João Donizeti acrescentou sua preocupação com outras demandas da área da saúde. “O mundo parou para cuidar dessa pandemia, mas o país já tinha uma demanda muito grande represada. Nós pedimos para o secretário da Saúde não descuidar da dengue, diabetes, idosos e crianças, que são políticas desenvolvidas permanentemente. Infelizmente isso ficou suspenso um tempo, acumulou, mas esperamos que agora tenha capacidade para retomar e que não piore mais o serviço público de saúde”.

Por fim, João Leandro comentou o possível adiamento das eleições por conta da pandemia, medida que foi aprovada no Senado, mas ainda necessita de aprovação da Câmara dos Deputados. “Na minha opinião, seria saudável adiar para a campanha eleitoral começar em setembro e escapar do pico da pandemia”, pontuou o convidado.

A entrevista, transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo), pode ser assistida no canal do YouTube do Legislativo, através do link https://youtu.be/v5tvrOtrh4U.