26/06/2020 17h10
atualizado em: 26/06/2020 17h16

O vereador Rodrigo Manga (Republicanos) realizou reunião on-line com um grupo de 23 proprietários de escolas particulares de Sorocaba.Em geral, os proprietários reclamaram de manter suas escolas fechadas, o que tem gerado altos custos. Alegam que estão tendo que demitir professores, coordenadores e equipes de limpeza. Outro problema é manter em dia o pagamento de aluguel do ponto. Todos estão preocupados e querem saber qual será o planejamento do poder público municipal para que o retorno das aulas aconteça.

“Nossa principal preocupação é não se ter uma data definida pra abertura dos colégios. Temos contas para pagar e encargos. Há grandes perdas e as escolas menores são as mais prejudicadas. Como elas vão sobreviver?”, aponta Luciana Bernal, proprietária de colégio.

Durante a reunião on-line ficaram definidos os integrantes de uma comissão representando o setor das escolas particulares, a fim de definir ideias e propostas, e formalizá-las em documento para ser encaminhado à prefeitura.

Também dona de escola, Sandra Soares aponta que “Sorocaba tem que ter a sua própria autonomia para que as pessoas voltem a trabalhar. Cada município deve ter a sua vida própria. Estamos sim preocupados com a saúde, mas precisamos de previsão de retorno para saber qual rumo tomar. Os pais estão voltando ao trabalho e eles precisam das escolas! Queremos medidas protetivas para seguirmos com as nossas atividades.”

Manga destaca que, como vereador, tem o papel de intermediar as duas partes, poder público e iniciativa privada, e orientar da melhor forma possível. “O fundamental é que todos se comprometam em adotar as medidas obrigatórias de proteção contra a Covid-19, independente do seu tipo de comércio. Vamos encaminhar as demandas”, finaliza Manga.

(Assessoria de imprensa – vereador Rodrigo Manga – Republicanos)