29/06/2020 12h08

Wanderley Acca explicou como estão sendo desenvolvidas as atividades pedagógicas com os alunos

O secretário da Educação, Wanderley Acca, concedeu entrevista à TV Câmara (também transmitida pela Rádio Câmara), na manhã desta segunda-feira, 29, quando falou das ações da pasta diante do fato de que Sorocaba retrocedeu para a faixa vermelha de combate à pandemia de coronavírus, que prevê maior distanciamento social, com a maioria do comércio permanecendo fechada e sem previsão de retorno das aulas presenciais. Em face disso, a secretaria começou a enviar atividades pedagógicas para os alunos da rede municipal de ensino.

Wanderley Acca explicou que, no início da pandemia, em reunião com o Conselho Municipal de Educação, o sindicato e a associação de professores, ficou decidido que, até o dia 30 de junho, ou seja, até amanhã, Sorocaba não faria atividades pedagógicas com a intenção de repor aulas, mas apenas atividades complementares para manter o elo do aluno com a escola. “Só que a pandemia se estendeu no tempo, de forma inesperada, e nossos alunos vão precisar de um conteúdo mais elaborado, que conte como aulas dadas ou reposição de carga horária”, explicou.

O secretário observa que, por determinação do MEC, o ano letivo prevê um mínimo de 800 horas/aula por aluno. Wanderley Acca disse que, até o momento não se cogita de repetir o ano letivo em 2021 e o que se prevê, segundo ele, é a reposição de conteúdo, que poderá ser estendida para o próximo ano letivo, já que não haverá tempo suficiente para que ela ocorra apenas no segundo semestre desse ano. O secretário lembrou que os especialmente os alunos da pré-escola, da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, as aulas precisam ser presenciais. “A presença do professor é indispensável nessa fase”, destacou.

Wanderley Acca disse que as escolas municipais estão sendo orientadas a elaborar conteúdos, através da Internet ou da televisão. No caso das famílias que não dispõem desses meios, elas estão sendo orientadas a buscar o material de estudo na escola de seu filho. “Mas não é preciso ir à escola antes, sem ser chamado. É a escola que vai comunicar à família quais são as atividades que deverão ser retiradas”, afirma o secretário, acrescentando que cada escola está interagindo com sua própria comunidade para ver a melhor forma de repassar essas atividades não presenciais.

Em relação aos alunos do 9º ano, que mudam de ciclo, e cuja situação mais complexa foi levantada por um telespectador, o secretário disse que os alunos do Fundamental II, num total de 2.920, entre os quais esses alunos se incluem, já estão recebendo conteúdos desde 20 de junho último, que passarão a ser contados como aula a partir do dia 1º de julho. Esses alunos também estão sendo acompanhados através de um convênio que a Secretaria Municipal de Educação firmou com a Secretaria Estadual de Educação.

Merenda social – O secretário também falou sobre o Cartão Merenda Social, no valor de 56 reais por aluno, que começou a ser distribuído para os 9.843 alunos cujas famílias integram o Cadastro Único ou o Programa Bolsa-Família. “Havia uma divergência de dados que nos obrigou a fazer uma revisão dos cartões impressos. Com isso, foram encontrados 12.300 alunos a serem beneficiados. Portanto, estamos ampliando o número de beneficiários”, disse o secretário, observando que estão sendo pagas as três parcelas de 56 reais. Segundo Acca, no caso dos cartões que foram cancelados, as famílias, caso necessitem, devem procurar a escola para serem encaminhados à Secretaria da Cidadania, que irá averiguar a necessidade do auxílio.

Respondendo a uma indagação de telespectador, o secretário disse que há muitos alunos migrando da rede privada para a rede pública de ensino, lembrou que esse é um direito do aluno e afirmou que a garantia dessas vagas é feita em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação.

O secretário abordou, ainda, o grande número de invasões e depredações de escolas que ocorreram durante a pandemia e conclamou a população a colaborar com a prevenção desse tipo de ocorrência, denunciando qualquer fato suspeito à Guarda Civil Municipal, por meio do telefone 153.

Por fim, Wanderley Acca agradeceu o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), e todos os vereadores, pela parceria com a Secretaria Municipal para a transmissão de conteúdos complementares através da TV Câmara durante o isolamento social motivado pela pandemia.