30/06/2020 10h08

O vereador Fernando Dini (MDB) conversou com Felipe Drummond, que também concedeu entrevista à Rádio Câmara e à TV Câmara

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), recebeu o presidente do Magnus Futsal, Felipe Drummond, na manhã desta segunda-feira, 30, quando tratou das dificuldades enfrentadas pelo esporte em razão do isolamento social motivado pela pandemia e cobrou um plano para o esporte na cidade. Entre seus diversos títulos, o Magnus Futsal é tricampeão mundial, campeão da Liga Nacional, bicampeão da Liga Paulista, hexacampeão dos Jogos Regionais, pentacampeão dos Jogos Abertos, campeão da Libertadores e do Sul-Americano, além de campeão da Taça Brasil.

“Em que pese divulgar o nome de Sorocaba no Brasil e no mundo, como Sorocaba Futsal, o Magnus está sem repasse de recursos do poder público desde janeiro, o que afeta não apenas seus atletas, mas também as famílias das pessoas que direta ou indiretamente dependem do clube. E não é só o Magnus: todas as modalidades esportivas que representam Sorocaba e dependem desse repasse estão sem saber o que fazer. Além disso, existe todo um trabalho social desenvolvido através do esporte, mas infelizmente, não há um plano do Executivo para o setor”, afirma Dini, enfatizando que “o esporte está à míngua e pode perder tudo o que foi construído nesses últimos anos”.

Em seguida à visita, Fernando Dini franqueou os veículos de comunicação da Câmara Municipal para o presidente do Magnus Fustal discutir a questão do esporte na cidade. Felipe Drummond explicou em entrevista à Rádio Câmara (também transmitida pela TV Câmara) as estratégias adotadas pelo clube em face da pandemia. Segundo o dirigente, o Magnus Futsal emprega, diretamente, 45 pessoas, que, somadas aos fornecedores e outros colaboradores, chega a mais de 300 pessoas e suas respectivas famílias que dependem do clube. Drummond conta que o clube passa por um momento de incerteza, tendo que reduzir salários e custos com fornecedores, uma vez que, neste ano, ainda não recebeu nenhum recurso da Prefeitura. No ano passado, o repasse foi de R$ 630 mil.

Treinamento à distância – O presidente do Magnus contou que, tão logo teve início a pandemia, o clube passou a seguir todas as normas sanitárias e todos os atletas receberam um kit de treinamento para poderem treinar em domicílio, mediante exercícios preparados pela equipe técnica. Segundo ele, foram mais de 100 atividades virtuais no período e os resultados do treino em casa se mostrarem positivos: “Quando os atletas realizaram os exames clínicos na semana passada, houve uma evolução das valências com esse treinamento, especialmente da elasticidade” – conta Drummond, destacando que as perdas foram de 15%, significativamente menores do que as perdas de quando os atletas tiram férias, que chegam a 30% em um só mês.

Citando dados da Organização Mundial de Saúde, Felipe Drummond afirma que, para cada dólar gasto com o esporte, economizam-se três dólares na saúde. Com base nesse dado, argumenta que o esporte merece ter a mesma atenção de outros segmentos da sociedade nesse momento de pandemia e cobra da Prefeitura Municipal um plano a retomada do esporte, que, segundo ele, está prevista pelo próprio Governo do Estado, inclusive com Jogos Regionais e Jogos Abertos, ainda neste ano. “Infelizmente, em Sorocaba, não vemos um plano para a volta do esporte”, lamenta, destacando que são muitas as entidades esportivas que atuam na cidade e que estão na mesma incerteza.