30/06/2020 11h44

Fernando Dini (MDB) recebeu o presidente do Conselho, quando tratou do auxílio emergencial aos artistas

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), recebeu na manhã desta segunda-feira, 30, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Rodrigo Cintra, acompanhado pelo conselheiro Ricardo Devito, também ator, diretor e produtor cultural, e pela produtora cultural Laura Giuliana, quando tratou das possíveis formas de auxílio à classe artística e cultural para fazer frente ao isolamento social motivado pela pandemia.

“Os artistas estão passando por grande dificuldade em função da pandemia, uma vez que dependem de público, mas, devido ao isolamento social, não podem realizar suas atividades e estão sem renda”, afirma Dini, que ouviu queixas dos artistas em relação ao Executivo. Segundo eles, a Prefeitura Municipal não tem tido interlocução com o Conselho Municipal de Cultura, não dando resposta aos questionamentos do setor.

Segundo Rodrigo Cintra, que é ator, diretor, produtor, gestor cultural e arte-educador, dos cerca de 300 artistas de Sorocaba oficialmente cadastrados no Mapa Cultural da cidade no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, há relatos de que apenas 60 conseguiram o auxílio emergencial, no valor de R$ 600, do Governo Federal. Em face disso, os artistas pleiteiam uma ajuda emergencial por parte do município.

Fernando Dini se prontificou a colaborar com os artistas e produtores culturais em sua reivindicação e lembrou que o Fundo Municipal de Cultura dispõe de R$ 930 mil em caixa, que não foram utilizados. Com o objetivo de viabilizar o apoio emergencial pleiteado pelo segmento, o presidente da Casa pretende desenvolver ações legislativas nesse sentido e já está agendando reuniões dos representantes do Conselho Municipal de Cultura com a Comissão de Cultura e Esportes da Câmara e com a Comissão Especial da Covid-19 para tratar do assunto.