01/07/2020 10h21

Durante todo o mês de julho, o amarelo será destaque nas redes sociais da Casa, alertando sobre a doença

Com o objetivo de prevenir e combater as hepatites virais, que acometem cerca de 71 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morrem aproximadamente 400 mil, a Câmara Municipal de Sorocaba, a partir desta quarta-feira, 1º, engaja-se na Campanha “Julho Amarelo”, instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que também instituiu o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho de cada ano.

Em Sorocaba, a data foi instituída pela Lei 11.385, de 21 de julho de 2016, de autoria do vereador Marinho Marte (PP), que também instituiu a “Semana de Luta Contra as Hepatites”, a ser realizada na quarta semana do mês de julho. Até o final do mês, como parte da Campanha “Julho Amarelo”, as redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba passam a adotar a cor amarela, enquanto os veículos de comunicação da Casa darão destaque ao assunto em sua programação.

Hepatite C – De acordo com as autoridades sanitárias, as hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus, entre eles o vírus da hepatite C, que pode levar a complicações como cirrose e carcinoma hepatocelular. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 0,7% da população brasileira, entre 15 e 69 anos, teve contato com o vírus da hepatite C e estima-se que quase 700 mil pessoas tenham a doença, necessitando de acompanhamento e tratamento.

Uso de drogas injetáveis, compartilhamento de agulhas ou seringas e qualquer procedimento que envolva sangue sem os devidos cuidados de higiene e esterilização estão entre as formas mais frequentes de transmissão. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, um dos desafios da hepatite C é seu diagnóstico, pois trata-se de uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, então, a pessoa pode ter-se contaminado no passado e não saber que tem o vírus.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a recomendação é que se realize o teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar a doença o mais precocemente possível. As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.